F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Compartilhe

Zilton Alencar
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 319
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Zilton Alencar em Qua 28 Jan 2009, 16:40

Zilton escreveu:* Deus não mandou Moisés colocar TODA a Lei na Arca, mas apenas a Lei Moral, escrita em tábuas de pedra; logo, havia alguma diferença entre esta e as demais, para Deus julgá-la mais importante (fato este que se confirma com a sua reafirmação quase que integral no NT, e o próprio princípio do sábado (dia de descanso) é reafirmado no NT, não no sentido literal do dia, mas simbólico e metafórico, visto que, baseado nas leis naturais, somos obrigados a descansar pelo menos um dia na semana (no nosso caso, geralmente no domingo);

* Não aceitar a divisão humana, implicaria em não aceitar igualmente a divisão da Bíblia em capítulos e versículos, como a temos hoje em dia, pois esta divisão também não se encontra no texto original. A própria disposição dos livros de nosso VT é diferente do cânon judaico; ademais, quem dividiu o VT em Torah, Históricos, Poéticos, Profetas Menores e Profetas Maiores, se os judeus só os dividem em Torah, Profetas e Escritos (não me lembro bem, mas parece-me que esta é a divissão do VT judeu)?...
José Herminio escreveu:Na bíblia nem Jesus e os apóstolos nunca praticaram tal divisão, quando se referiam a lei, a tinham com um todo, ou seja uma lei, pergunte para um judeu sobre essa questão, quanto mais para amparar doutrinas, de como o que devo observar, ou não observar.
Seria interessante, em relação a estas observações, a opinião do Xan, que, ao que eu saiba, é judeu messiânico. Vamos aguardar.

Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Devaney em Qua 28 Jan 2009, 18:36

Zilton,

Um dos debates mais memoráveis que tivemos no FE foi justamente isso. Se admitirmos que existe a suposta divisão entre Lei Moral e Lei Cerimonial.

Essa divisão é um dos mais fortes argumentos usados pelos Adventistas para justificar a guarda do Sábado e que nós, Cristãos, estamos em pecado permanente no quarto mandamento.

Mas isso de fato é assunto para outro tópico. Que tal você abrir um ?

Pr. Francisco Belvedere
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 459
Idade : 35
Cidade/Estado : PR
Religião : Protestante
Igreja : Metodista
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 285
Data de inscrição : 03/12/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Qua 28 Jan 2009, 22:49

Na verdade a lei era composta da mandametos morais e cerimoniais. Mandamentos exclusivamente morais estao todos repetidos de alguma maneira do NT e acrescidos de outros principios. Agora, sabados, dias de festa,leis alimentares, sacrificios, levirato, etc. Nao constam. A Igreja nao esta obrigada a essas coisas. O Judaismo foi abolido e nasceu o Cristianismo. Nao exsitem continuidade, mas ruptura e nova aliança.

Márcio Gomes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 115
Idade : 46
Cidade/Estado : Barra Mansa/RJ
Religião : Jesus / *Protestante
Igreja : Igreja
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 42
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Márcio Gomes em Qui 29 Jan 2009, 01:05

Para começar a apresentar o meu entendimento, gostaria de utilizar a seguinte passagem:
1 JESUS, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
2 E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
3 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
4 E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
5 E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
10 E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais
.


Amados, Como sabemos, não havia ali e nem poderia haver naquele e em qualquer momento antes ou depois, ninguém que pudesse atirar a primeira pedra naquela mulher, exceto o próprio Senhor Jesus, mas ele não o fez. Porque ele não fez,? Visto que, Ele próprio confirmou a letra da Lei do Apedrejamento: “...atire pedra contra ela”. Ele poderia sim, pois era o único sem pecado ali.

Ele não o fez porque ali ele estava cumprindo o seu papel, que é trazer a graça e a verdade para o seu povo: “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1.17). [/i][/color]A palavra verdade pode ser traduzida também como realidade. Neste episódio a verdade ou a realidade foi revelada pelo Senhor ao mostrar que por de trás da Letra da Lei do apedrejamento havia uma condição para tal e a Graça foi revelada quando o Mestre, o único que estava naquela condição necessária para tal disse que não condenaria e que a mulher poderia fazer o caminho de volta (arrependimento).

Como sabemos, desde que a Lei do apedrejamento foi instituída por Moisés (conforme instrução do Próprio Deus), a mesma não poderia ser obedecida por ninguém , desde o primeiro apedrejamento ocorrido até este episódio, mas mesmo assim o próprio Deus (que sabe que todos são pecadores )instruiu a Moisés a escrever e a entregar ao povo. Seria Deus maluco de dar um mandamento impossível de ser cumprido? Por que só agora (neste episódio) é que foi ensinado que só pode apedrejar um adúltero quem não tiver pecado nenhum? Não poderia haver uma “clausurazinha” explicando isso na Lei? Quantos adúlteros devem terem sidos apedrejados corretamente (como manda a LEI) de modo incorreto (apedrejado por quem não tinha esse direito)? O meu entendimento diante disto é que o Senhor Jesus estava ensinando algo “novo” que na verdade não era “novo”, ele estava ensinando (v2) a essência da Lei ou o Espírito da Lei que já existia na Lei e que ninguém poderia “enxergar”, até então, pois o tempo do Filho de Deus, cheio de graça e de verdade, cumprir a sua missão não havia sido chegado.

No meu entendimento o mestre enquanto cumpria o seu ministério na terra, estava revelando o espírito da Lei e este mesmo espírito da Lei é o que vigora hoje.
Muitos podem me dizer: “ mas você utilizou a Lei civil”... se analisarmos o sermão do Monte , veremos o “Eu porém vos digo” para o “Não Matarás” para o “Não adulterarás”, para o “olho por olho dente por dente”. Este “eu porém vos digo” representa a definição que escrevi acima, o espírito da Lei.

O “não matarás” que era obedecido até aquele momento é diferente do “não matarás” que hoje obedecemos, hoje não odiamos porque temos o amor de Deus derramado em nossos corações e assim estamos cumprindo o espírito da Lei ou Lei de Cristo que referente a este mandamento nos diz que se odiarmos ao próximo já estamos o matando.

Hoje não adulteramos porque não olhamos para uma mulher com a intenção de a usarmos como um objeto . Quem ama (amor ágape) não pratica tal coisa. E Qualquer outro mandamento que seguimos, assim o fazemos, porque temos a unção do Espírito nos ensinando todas as coisas.

Rm 13.10 – “O AMOR não faz mal ao próximo, de sorte que o cumprimento da LEI é o AMOR.”

Se eu amar (amor ágape) eu jamais quebrarei os mandamentos da LEI (Lei do Espírito, ou essência da Lei ou Lei de Cristo)
No meu entender não houve repetição de mandamentos da Lei na Nova Aliança. O que houve foi a revelação da Lei de Cristo, que consiste no Espírito da antiga Lei , que até então não havia sido revelado, mas vindo Cristo e o cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo e da colocação da LEI ( Espírito da Lei) dentro de nossas mentes e corações, a Nova Aliança se instaurou e a Lei de Cristo(agora revelada) nos dirige:
HB 10-13
10 "Esta é a aliança que farei com a nação de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Colocarei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
11
Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: 'Conheça ao Senhor', porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.
12
Pois eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados".*
13
Chamando "nova" esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer.


Aquilo (letra da Lei que ninguém pode cumprir) foi deixado de lado no sentido de ordenar, mas colocado em evidência no sentido de mostrar o quão Santo Deus é e o quão pecador o homem é.

II Cor. 3.6 – “o qual também nos fez capazes de sermos ministros de UMA NOVA ALIANÇA, não da LETRA, mas do Espírito, porquê a LETRA MATA, e o ESPÍRITO VIVIFICA

Agora mortos para a Letra da LEI, podemos estar vivos para o Espírito da LEI.

Rm. 7.6 – “Mas agora estamos LIVRES DA LEI, pois MORREMOS para aquilo que estávamos retidos; para que SIRVAMOS EM NOVIDADE DE ESPÍRITO E N Ã O N A V E L H I C E D A L E T R A “.

Entendo que querer ver ratificações da letra da Lei para cumprir pode vir a nos deixar retidos aquilo que já passou e isso pode ser muito perigoso.


Última edição por Márcio Gomes em Qui 29 Jan 2009, 22:51, editado 3 vez(es)

José Herminio
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 150
Idade : 57
Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
Religião : Cristão
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 143
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por José Herminio em Qui 29 Jan 2009, 08:35

Marcio Gomes,

Muito claro na exposição, pela qual não há nenhuma novidade, pois está escrito na nova aliança, dos escritores bíblicos do NT o apóstolo Paulo na inspiração do Espirito Santo, foi o que melhor expressou sobre a Nova Aliança talvez pela condição imposta por Deus de levar o evangelho aos gentios, que não estavam retidos na antiga aliança.

[]s.
avatar
Zilton Alencar
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 319
Idade : 50
Cidade/Estado : João Pessoa, PB
Religião : Evangélica
Igreja : O Brasil Para Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 27
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Zilton Alencar em Qui 29 Jan 2009, 09:37

Devaney escreveu:Zilton, um dos debates mais memoráveis que tivemos no FE foi justamente isso. Se admitirmos que existe a suposta divisão entre Lei Moral e Lei Cerimonial.

Essa divisão é um dos mais fortes argumentos usados pelos Adventistas para justificar a guarda do Sábado e que nós, Cristãos, estamos em pecado permanente no quarto mandamento.
Eu comungo com a divisão didática da Lei, como já deu para perceber; não comungo com o adventismo, que prega que a Lei Moral é inabalável, que somente a Lei Cerimonial e a Lei Civil foram abolidas, e muito menos que esta simples divisão (didática, repito) seja parâmetro para se estabelecer a observância da Lei para a salvação, como querem os adventistas.

TODA a Lei, Moral, Cerimonial e Civil foi primeiramente cumprida e depois completamente abolida por Jesus Cristo, na instituição da Nova Aliança. Ocorre que alguns princípios da Lei (Moral, principalmente) foram reafirmados no NT, e obviamente a igreja está obrigada a cumpri-los. E são exatamente estes mandamentos que foram reafirmados que nós estamos tentando relacionar aqui. Porém, houve um desvio no assunto (embora tratando do mesmo tema), e poucos mandamentos foram até agora citados. É importante que alguns mandamentos não foram somente reafirmados, mas até ampliada a sua abrangência; vide o Sermão do Monte, para maiores detalhes em relação à lei do "não matarás", "não adulterarás", etc.

Façamos o seguinte: esqueçam que eu aceito a divisão didática da Lei. Isto é só um detalhe, e em nada vai influenciar o assunto em evidência. Voltemos a citar os mandamentos reafirmados no NT. Apenas, para esclarecimento de todos, não creio que a Lei, seja ela classificada assim ou assado, seja objeto de observação para a igreja, para a salvação de todo aquele que a observar. Creio no NT como a regra doutrinária da igreja cristã, e não o VT.
avatar
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 710
Idade : 51
Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Devaney em Qui 29 Jan 2009, 18:48

Zilton,

Que bom que esclareceu.

Só notei a presença de um Adventista no Forum, o Ronaldo... mas ele não tem aparecido faz algum tempo.

Até imaginei que ele fosse participar desse tópico.

Graça e Paz,
DEVANEY
avatar
Le Fernandes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 87
Idade : 40
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / São Paulo
Religião : Protestante com referências Judaicas
Igreja : IEQ / AD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 6
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Le Fernandes em Qui 29 Jan 2009, 23:59

Pr. Francisco Belvedere escreveu:O Judaismo foi abolido e nasceu o Cristianismo. Nao exsitem continuidade, mas ruptura e nova aliança.

Puxa vida !!!!! Essa é nova para mim... O judaísmo foi abolido por um Judeu e este mesmo Judeu fundou uma nova religião... Ouve uma ruptura... Então porque pegamos (protestantes) tantos exemplos da primeira aliança??? É vivendo e aprendendo...

Shalom !!!!!
avatar
Zilton Alencar
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 319
Idade : 50
Cidade/Estado : João Pessoa, PB
Religião : Evangélica
Igreja : O Brasil Para Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 27
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Zilton Alencar em Sex 30 Jan 2009, 08:18

Le Fernandes escreveu:Então porque pegamos (protestantes) tantos exemplos da primeira aliança??? É vivendo e aprendendo...
Porque toda a Nova Aliança foi fundamentada nas promessas existentes na Antiga. Jesus não veio simplesmente trazer algo novo; Ele veio cumprir toda a aliança antiga, que fora igualmente instituida por YHWH, mas que Ele mesmo, YHWH, já havia declarado anulada e predito que viria uma nova.

"Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR" (Jr 31.31-32).

Oe exemplos extraídos da Antiga Aliança são, como nos disse Paulo, para nosso ensino. É o que o pr. Francisco afirmou aqui: para a igreja, o NT é base doutrinária, e o AT é base didática, que serve para confirmar os ensinos, mostrando que mesmo na Antiga Aliança os princípios já estavam instituidos por YHWH.
avatar
Le Fernandes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 87
Idade : 40
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / São Paulo
Religião : Protestante com referências Judaicas
Igreja : IEQ / AD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 6
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Le Fernandes em Sex 30 Jan 2009, 09:03

Mas meu amado, não seria mais fácil rasgar todos os escritos da antiga Aliança ??? Já que eles não servem para nada !!!!! Se exsite uma nova Lei então a antiga já não serve mais... Por exemplo, hoje vigora a constituição de 1988 e antes dela havia a constituição de 1969... Bom, devemos ter em casa as duas ??? Quando vamos fazer alguma consulta na constituição atual devemos também nos certificar que a mesma lei existia na de 69 ??? Esse negócio de didático e doutrinário não tem respaldo bíblico... Shaul (Paulo) pegava exemplos da primeira Aliança porque ele estava escrevendo a nova Aliança, como hoje temos a nova Aliança disponível peguemos somente exemplos dela e esqueçamos a primeira, pois lá é o Judaísmo que vigora, e como o Judaísmo foi abolido por um Judeu que fundou uma nova religião, o cristianismo, não tem mais valor nenhum...

Shalom !!!!
avatar
Zilton Alencar
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 319
Idade : 50
Cidade/Estado : João Pessoa, PB
Religião : Evangélica
Igreja : O Brasil Para Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 27
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Zilton Alencar em Sex 30 Jan 2009, 09:09

Observe, Le, que a constituição mais recente tem INÚMEROS artigos idênticos ou semelhantes à constituição anterior. Todos os compêndios Legais (Constituição, Código Civil, Código penal) quando reformados são quase a cópia da lei anterior, apenas com melhoras e acréscimos... Foi o caso da Nova Aliança, que reafirmou muitos dos preceitos existentes no AT.

Aliás, como você entende o fato de Jesus, na noite da ceia, ter dito "Este é o cálice da NOVA ALIANÇA"? Se havia uma nova aliança, o que ocorreria com a Antiga, em sua opinião? Lembro-lhe que o escritor aos hebreus tomando esta mesma palavra, mas dita por YHWH pela boca de Jeremias, concluiu que a Antiga estava prestes a desaparecer...

O judaísmo perdeu a sua razão de ser com o advento do Cristianismo; teve suas profecias cumpridas em Cristo (e as que ainda não se cumpriram, cumprir-se-ão em Cristo). Contudo, aprouve a Deus manter os seus escritos sagrados da Antiga Aliança para uso didático na igreja (e isto tem respaldo bíblico, sim: Rm 15:4 - "Pois tudo quanto, outrora [no VT], foi escrito para o nosso ensino (Grego didaskalia, ensino, didática], a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança" - Ver também 2 Tim 3.16-17). Os apóstolos os usavam continuamente, mas submetiam as doutrinas da Velha Aliança aos preceitos da Nova Aliança, pois nas próprias palavras do Mestre não se devia colocar vinho novo em odres velhos. Se a expressão de que a Lei tem caráter didático não está explícita na Bíblia, eu te lembro que a Trindade também não.

Rasgar o AT seria até desrespeito ao texto inspirado pelo Senhor. Apenas devemos compreendê-los de conformidade com a Nova Aliança.
avatar
Le Fernandes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 87
Idade : 40
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / São Paulo
Religião : Protestante com referências Judaicas
Igreja : IEQ / AD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 6
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Le Fernandes em Sex 30 Jan 2009, 09:45

Meu amado, vc está certíssimo... Eu estou errado!!! Seguimos então as doutrinas de um Judeu que revogou a Lei e de um Deus que desautorizou os mandamentos de um outro Deus. Seguimos então com um Deus que voltou atrás em sua palavra, pois antes afirmara que os estatutos seriam perpétuos... Não vou perder meu tempo... Observo que vc anteriormente disse que os Judeus deveriam continuar observando a lei e agora diz que o judaísmo não serve mais para nada. Hoje os protestantes estão certos de que são o povo eleito por Deus para herdar o reino celestial e o resto é o resto, ou seja, todos os outros foram enxertados no zambujeiro, que é a árvore orinalmente eleita por Deus... E aí de quem pensar o contrário... Vamos continuar seguindo os ensinos de Paulo, pois as palavras e as interpretações dele são mais importantes que as de Jesus, mesmo Ele dizendo que não veio revogar a Lei, mesmo estando registrado que Ele ia às sinagogas, mesmo Ele dizendo que não era maior do que aquele que o enviou, etc...

Vc está certo meu irmão !!!! Cheguei a conclusão de que eu estou completamente errado em observar o que YHWH ditou. Estava em dúvida sobre cursar teologia, mas agora vejo que devo ir em frente pois lá está a verdade absoluta, mesmo que alguns creiam em predestinação e outros em lívre arbítrio, mesmo que alguns exaltem o nome de Deus em alto e bom som e outros fiquem em silêncio, mesmo que alguns comemorem o natal e outros achem errado...

Vou seguir o seu exemplo... A velha aliança caiu, e o conceito de Deus imutável caiu com ela... Viva Paulo !!!!

Shalom !!!!!!!
avatar
Zilton Alencar
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 319
Idade : 50
Cidade/Estado : João Pessoa, PB
Religião : Evangélica
Igreja : O Brasil Para Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 27
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Zilton Alencar em Sex 30 Jan 2009, 09:58

Le, acho que não é o momento mais adequado para mantermos este debate. É claro que li muito mais ironias que palavras sensatas de sua parte, nesta última postagem. Entendo seu apego à Torah, que nunca deixou de ser aliança de Deus, mas foi substituida pela Nova Aliança; em relação a isto, nem eu, nem você e nem nenhuma outra pessoa que enxergue o Cristianismo como aliança de Deus para a igreja pode contestar. O "Viva Paulo!!!" no final não caiu bem, pois se Moisés foi inspirado por Deus ao escrever a Torah, Paulo também o foi para escrever suas epístolas. E não foi culpa de Paulo que YHWH tenha enviado Seu Filho para estabelecer uma Nova Aliança com a humanidade.

Creio que em momento mais oportuno poderemos continuar este diálogo. Lamentavelmente, minhas postagens do dia de hoje deixaram a desejar, pois não geraram reflexão, apenas um desabafo irônico.

Apenas esclareço o que disse em relação aos judeus continuarem seguindo o judaísmo: os judeus messiânicos, assim como os primeiros apóstolos, podem seguir alguns rituais da Antiga Aliança, que foi dada ao povo Judeu e cumprida integralmente em Cristo. Mas não serão salvos pela observância da Antiga Aliança, e sim da Nova.

E refaço a pergunta, que você ainda não respondeu: como você entende o fato de Jesus, na noite da ceia, ter dito "Este é o cálice da NOVA ALIANÇA"? Se havia uma nova aliança, o que ocorreria com a Antiga, em sua opinião? Lembro-lhe que o escritor aos hebreus tomando esta mesma palavra, mas dita por YHWH pela boca de Jeremias, concluiu que a Antiga estava prestes a desaparecer... E foi o próprio YHWH afirmou que ela foi invalidada (não por ELE, mas pelos homens com quem Ele havia feito a Aliança) e instituiria uma Nova...

Shalom para ti.
avatar
Le Fernandes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 87
Idade : 40
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / São Paulo
Religião : Protestante com referências Judaicas
Igreja : IEQ / AD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 6
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Le Fernandes em Sex 30 Jan 2009, 10:06

Meu amado, desculpe pelo desabafo... Não leve a mal, me pedoe por favor... Meu apego não é somente a Torah, fosse assim eu já teria me convertido ao Judaísmo... Eu sou teimoso amado, disse que não me envolveria mais em asuntos dessa natureza, mas sempre volto atrás... Porém agora estou comprometido, comigo mesmo, a cumprir esta promessa...

Perdão e que a paz seja contigo...
avatar
Clovis
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 253
Idade : 50
Cidade/Estado : Medianeira, PR
Religião : Cristão
Igreja : O Brasil Para Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 16
Data de inscrição : 04/12/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Clovis em Sex 30 Jan 2009, 10:21

Zilton,

Não sei se não nos desviaremos do tema do tópico, mas gostaria de perguntar-lhe: por qual aliança os santos do AT são salvos?

Em Cristo,

Clóvis
avatar
Zilton Alencar
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 319
Idade : 50
Cidade/Estado : João Pessoa, PB
Religião : Evangélica
Igreja : O Brasil Para Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 27
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Zilton Alencar em Sex 30 Jan 2009, 10:26

Amado Le, como eu imagino a sua pessoa?

Um crente fiel e sincero, apegado com mãos e pés à Palavra de Deus. Amante de TODA a Escritura, de modo que não consegue compreender em alguns momentos as palavras de pessoas como eu, que insistem em desautorizar o AT em detrimento do NT...

Em que peca o Le, agindo desta maneira??

Em nada!

Como eu já disse por aqui, quase todos os princípios morais do AT foram reafirmados no NT; logo, é da obrigação da igreja cumpri-los integralmente. Assim, se cumpres os princípios prescritos na Lei, como não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, creio que estás mais próximo do Reino de Deus que eu.

Em suma, parafraseando o apóstolo Paulo: "Zilton, que crê que o NT é a única regra para a igreja, não julgue e nem despreze o Le; e o Le, que crê na perpetuidade da Torah para a igreja, não julgue e não despreze o Zilton". Fazendo assim, cumpriremos a Lei de Cristo!

Fique em paz! E que o Senhor YHWH te esclareça cada dia mais em relação à Sua Palavra! A mim também!
avatar
Zilton Alencar
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 319
Idade : 50
Cidade/Estado : João Pessoa, PB
Religião : Evangélica
Igreja : O Brasil Para Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 27
Data de inscrição : 27/11/2008

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Zilton Alencar em Sex 30 Jan 2009, 10:30

Clóvis, os santos do AT foram salvos pela Antiga Aliança (pois a Nova não havia sido instituída), pela fé nAquele que a Lei e os Profetas afirmavam que viria para instituir o reino.

na minha óptica, foi por esta razão que Jesus, após sua morte, desceu ao abismo (ao "seio de Abraão", como é chamado na história do rico e de Lázaro) e pregou aos espíritos que lá estavam. Dando uma de Marco Feliciano, foi mais ou menos assim:

"- Cheguei! Vim aqui para dizer a vocês que a fé de vocês não foi em vão! Eu vim ao mundo e conquistei a salvação, pela qual vocês viveram na Lei, crendo que um dia ela se cumpriria! Pois Eu Sou o cumprimento de tudo aquilo que vocês morreram crendo!"

Conteúdo patrocinado

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qui 21 Set 2017, 04:00