concílio é uma reunião de autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, fé e costumes (moral). Os concílios podem ser ecuménicos, plenários, nacionais, provinciais ou diocesanos, consoante o âmbito que abarquem
O Primeiro Concílio de Niceia
1 Concílio de Nicéia (325) durou dois meses e 12 dias. Trezentos e dezoito bispos estavam presentes. Hosius, bispo de Córdova, assistido como legado do Papa Silvestre O imperador Constantino também estava presente. Para este conselho devemos, definir contra Arius a verdadeira divindade do Filho de Deus (homoousios), e a fixação da data para manter Páscoa.
O Primeiro Concílio de Niceia
1 Concílio de Nicéia (325) durou dois meses e 12 dias. Trezentos e dezoito bispos estavam presentes. Hosius, bispo de Córdova, assistido como legado do Papa Silvestre O imperador Constantino também estava presente. Para este conselho devemos, definir contra Arius a verdadeira divindade do Filho de Deus (homoousios), e a fixação da data para manter Páscoa.
O Primeiro Conselho de Constantinopla
2. Primeiro Concílio de Constantinopla (381), sob o Papa Dâmaso e o Imperador Teodósio I, foi assistido por 150 bispos. Foi dirigido contra os seguidores de Macedônios, que impugnou a Divindade do Espírito Santo. Ao credo Niceno acima mencionados, acrescentou referindo-se as cláusulas do Espírito Santo.
Concílio de Éfeso
3. Concílio de Éfeso (431), de mais de 200 bispos, presidido por São Cirilo de Alexandria representando o Papa Celestino l, definida a verdadeira unidade pessoal de Cristo, declarou Maria, a Mãe de Deus (Theotokos) contra Nestório, bispo de Constantinopla, e renovou a condenação de Pelágio..
O Concílio de Calcedônia
4. Concílio de Calcedônia (451) - 150 bispos sob o Papa Leão Magno e Marciano Imperador definidas as duas naturezas (humana e divina) em Cristo contra Eutiques, que foi excomungado
Segundo Concílio de Constantinopla
5. Segundo Concílio de Constantinopla (553), de 165 bispos, sob o Papa Vigilius e Imperador Justiniano I, condenou os erros de Orígenes e certos escritos (Os Três Capítulos), de Theodore, Bispo Teodoro de Mopsuéstiae do Ibas, Bispo de Edessa, que confirmado os primeiros quatro conselhos gerais, especialmente a de Calcedônia, cuja autoridade foi contestada por alguns hereges..
III Concílio de Constantinopla
6. III Concílio de Constantinopla (680-681), sob o Papa Agatho e o Imperador Constantino Pogonatus, contou com a presença dos Patriarcas de Constantinopla e de Antioquia, 174 bispos, e o imperador. É pôr fim o monoteísmo definindo duas vontades em Cristo, o Divino e o humano, como dois princípios distintos de operação. Macário, e todos os seus seguidores
Segundo Concílio de Nicéia
7. Segundo Concílio de Niceia (787) foi convocado pelo imperador Constantino VI e sua mãe Irene, sob o papa Adrian I, e foi presidida pelo legados do Papa Adrian, que regulamentou a veneração das imagens sagradas. Entre 300 e 367 bispos assistida.
Quarto Concílio de Constantinopla
8. Quarto Concílio de Constantinopla (869), sob o papa Adriano II e Basílio Imperador numeração 102 bispos, três legados papais, e 4 patriarcas, entregue às chamas os Atos de um conselho irregular (conciliabulum) reuniu pela Photius contra o Papa Nicolau Inácio e os Patriarca legítimo de Constantinopla, que condenou Photius que tinham apreendido ilegalmente a dignidade patriarcal. no entanto, triunfou na grega, e nenhum outro conselho geral teve lugar no Oriente.
Primeiro Concílio de Latrão
9 Primeiro Concílio de Latrão (1123), realizada em Roma, sob o Papa Calisto II. Cerca de 900 bispos e abades assistida. Ele aboliu o direito reivindicado por leigos príncipes, de investidura com o anel e báculo de benefícios eclesiásticos e lidava com a disciplina da igreja e da recuperação da Terra Santa dos infiéis
Segundo Concílio de Latrão
10 Segundo Concílio de Latrão (1139), realizada em Roma, sob o Papa Inocêncio II com a presença de cerca de 1000 prelados e Conrad Imperador. Seu objetivo era pôr fim aos erros de Arnold de Brescia
Terceiro Concílio de Latrão
11Terceiro Concílio de Latrão (1179) realizou-se sob o Papa Alexandre III, imperador Frederico I sendo. Havia 302 bispos presentes. Condenou os Albigenses e Valdenses e emitiu numerosos decretos para a reforma da moral.
IV Concílio de Latrão
12. IV Concílio de Latrão (1215), sob Inocêncio III.. Estiveram presentes os Patriarcas de Constantinopla e Jerusalém, 71 arcebispos, 412 bispos, abades e 800 o Primaz dos maronitas, e St. Dominic. É emitido um credo alargada (símbolo) contra os Albigenses, condenou os erros do Abade Joachim trinitária, e publicou 70 reformatório importantes decretos. Este é o conselho mais importante da Idade Média, ele marca o ponto culminante da vida eclesiástica e do poder papal.
Primeiro Concílio de Lyon
13. Primeiro Concílio de Lyon (1245). Inocêncio IV presidiu os Patriarcas de Constantinopla, Antioquia e Aquileia (Veneza), 140 bispos, II Baldwin, imperador do Oriente, e St. Louis, rei da França, assistida. É excomungado e deposto o imperador Frederico II e dirigiu uma nova cruzada, sob o comando de St. Louis, contra os sarracenos e mongóis.
Segundo Concílio de Lyon
14. Concílio de Lyon (1274) com o Papa Gregório X, os Patriarcas de Antioquia e de Constantinopla, 15 cardeais, 500 bispos e mais de 1000 outros dignitários. É realizada uma reunião temporária da Igreja grega com Roma. foi adicionado ao símbolo de Constantinopla e os meios foram procurados para recuperar a Palestina dos turcos. Ele também estabelece as regras para a eleição papal.
Conselho de Vienne
15. Conselho de Vienne, na França (1311-1313), por ordem de Clemente V, o primeiro dos papas de Avignon. Os Patriarcas de Antioquia e de Alexandria, 300 bispos (114 de acordo com algumas autoridades), e três reis - Filipe IV de França, Edward II da Inglaterra, e James II de Aragão - estavam presentes. O sínodo tratada com os crimes e erros imputados aos Cavaleiros Templários, o Fraticelli, o beguinos, e o Beguines, com projetos de uma nova cruzada, a reforma do clero, e ao ensino de línguas orientais nas universidades.
Concílio de Constança
16. Concílio de Constança (1414-1418), foi realizada durante o Grande Cisma do Ocidente, com o objetivo de acabar com as divisões na Igreja. Ele só se tornou legítima quando Gregório XI havia formalmente convocado ele. Devido a esta circunstância que conseguiu pôr fim ao cisma com a eleição do Papa Martinho V, que o Conselho de Pisa (1403) não conseguiu realizar por causa de sua ilegalidade. O papa legítimo confirmou o ex decretos do Sínodo contra Wyclif e Hus. Este conselho é, portanto, só ecumênico na sua última sessão (XLII-XLV inclusive) e com respeito aos decretos de sessões anteriores aprovado por Martin V.
Concílio de Florença
17 Conselho de Basileia (1431), Eugene IV sendo papa, e Sigismund Imperador do Sacro Império Romano. Seu objeto era a pacificação religiosa da Boêmia. Brigas com o papa ter surgido, o conselho foi transferido primeiro para Ferrara (1438), depois para Florença (1439), onde uma união de curta duração com a Igreja grega foi efetuado, os gregos aceitar a definição do conselho de pontos controvertidos. O Conselho de Basileia é apenas ecumênica até o final da sessão, vigésimo quinto, e de seus decretos Eugene IV aprovado apenas como lidou com a extirpação da heresia, a paz da cristandade, e a reforma da Igreja, e que na mesmo tempo, não prejudica os direitos da Santa Sé.
Quinto Concílio de Latrão
18. Quinto Concílio de Latrão, sentou-1512-1517 sob Papas Júlio II e Leão X, o imperador Maximiliano I. Quinze sendo cardeais e cerca de oitenta arcebispos e bispos participaram nele. Seus decretos são principalmente disciplinar.. A nova cruzada contra os turcos também foi planejado, mas deu em nada, devido à turbulência religiosa na Alemanha causada por Lutero
Concílio de Trento
19 Concílio de Trento, durou 18 anos (1545-1563) com menos de cinco papas: Paulo III, Júlio III, Marcelo II, Paulo IV e Pio IV, e sob os Imperadores Charles V e Ferdinand. Estiveram presentes cinco legados cardeais da Santa Sé, 3 patriarcas, 33 arcebispos, 235 bispos, abades 7, 7 generais das ordens monásticas, 160 doutores em divindade. Ele foi convocado para analisar e condenar os erros promulgada por Lutero e outros reformadores, e reformar a disciplina da Igreja. De todos os conselhos que durou mais tempo, emitiu o maior número de decretos dogmáticos e reformatório, e produziu os resultados mais benéficos
Primeiro Concílio do Vaticano
20. Concílio Vaticano I foi chamado ao Vaticano pelo Papa Pio IX. Reuniu-se 08 dezembro de 1869, e durou até 18 de julho de 1870, quando foi suspensa, mas ainda é (1908) inacabado. estiveram presentes 6 arcebispo-príncipes, 49 cardeais, 11 patriarcas, 680 arcebispos e bispos, 28 abades, 29 generais de ordens, em todos os 803. Além cânones importantes relacionados com a Fé e a constituição da Igreja, o conselho decretou a infalibilidade do papa ao falar ex cathedra, isto é, quando como pastor e mestre de todos os cristãos, ele define uma doutrina concernente a fé ou moral a ser realizada pela Igreja inteira.
2. Primeiro Concílio de Constantinopla (381), sob o Papa Dâmaso e o Imperador Teodósio I, foi assistido por 150 bispos. Foi dirigido contra os seguidores de Macedônios, que impugnou a Divindade do Espírito Santo. Ao credo Niceno acima mencionados, acrescentou referindo-se as cláusulas do Espírito Santo.
Concílio de Éfeso
3. Concílio de Éfeso (431), de mais de 200 bispos, presidido por São Cirilo de Alexandria representando o Papa Celestino l, definida a verdadeira unidade pessoal de Cristo, declarou Maria, a Mãe de Deus (Theotokos) contra Nestório, bispo de Constantinopla, e renovou a condenação de Pelágio..
O Concílio de Calcedônia
4. Concílio de Calcedônia (451) - 150 bispos sob o Papa Leão Magno e Marciano Imperador definidas as duas naturezas (humana e divina) em Cristo contra Eutiques, que foi excomungado
Segundo Concílio de Constantinopla
5. Segundo Concílio de Constantinopla (553), de 165 bispos, sob o Papa Vigilius e Imperador Justiniano I, condenou os erros de Orígenes e certos escritos (Os Três Capítulos), de Theodore, Bispo Teodoro de Mopsuéstiae do Ibas, Bispo de Edessa, que confirmado os primeiros quatro conselhos gerais, especialmente a de Calcedônia, cuja autoridade foi contestada por alguns hereges..
III Concílio de Constantinopla
6. III Concílio de Constantinopla (680-681), sob o Papa Agatho e o Imperador Constantino Pogonatus, contou com a presença dos Patriarcas de Constantinopla e de Antioquia, 174 bispos, e o imperador. É pôr fim o monoteísmo definindo duas vontades em Cristo, o Divino e o humano, como dois princípios distintos de operação. Macário, e todos os seus seguidores
Segundo Concílio de Nicéia
7. Segundo Concílio de Niceia (787) foi convocado pelo imperador Constantino VI e sua mãe Irene, sob o papa Adrian I, e foi presidida pelo legados do Papa Adrian, que regulamentou a veneração das imagens sagradas. Entre 300 e 367 bispos assistida.
Quarto Concílio de Constantinopla
8. Quarto Concílio de Constantinopla (869), sob o papa Adriano II e Basílio Imperador numeração 102 bispos, três legados papais, e 4 patriarcas, entregue às chamas os Atos de um conselho irregular (conciliabulum) reuniu pela Photius contra o Papa Nicolau Inácio e os Patriarca legítimo de Constantinopla, que condenou Photius que tinham apreendido ilegalmente a dignidade patriarcal. no entanto, triunfou na grega, e nenhum outro conselho geral teve lugar no Oriente.
Primeiro Concílio de Latrão
9 Primeiro Concílio de Latrão (1123), realizada em Roma, sob o Papa Calisto II. Cerca de 900 bispos e abades assistida. Ele aboliu o direito reivindicado por leigos príncipes, de investidura com o anel e báculo de benefícios eclesiásticos e lidava com a disciplina da igreja e da recuperação da Terra Santa dos infiéis
Segundo Concílio de Latrão
10 Segundo Concílio de Latrão (1139), realizada em Roma, sob o Papa Inocêncio II com a presença de cerca de 1000 prelados e Conrad Imperador. Seu objetivo era pôr fim aos erros de Arnold de Brescia
Terceiro Concílio de Latrão
11Terceiro Concílio de Latrão (1179) realizou-se sob o Papa Alexandre III, imperador Frederico I sendo. Havia 302 bispos presentes. Condenou os Albigenses e Valdenses e emitiu numerosos decretos para a reforma da moral.
IV Concílio de Latrão
12. IV Concílio de Latrão (1215), sob Inocêncio III.. Estiveram presentes os Patriarcas de Constantinopla e Jerusalém, 71 arcebispos, 412 bispos, abades e 800 o Primaz dos maronitas, e St. Dominic. É emitido um credo alargada (símbolo) contra os Albigenses, condenou os erros do Abade Joachim trinitária, e publicou 70 reformatório importantes decretos. Este é o conselho mais importante da Idade Média, ele marca o ponto culminante da vida eclesiástica e do poder papal.
Primeiro Concílio de Lyon
13. Primeiro Concílio de Lyon (1245). Inocêncio IV presidiu os Patriarcas de Constantinopla, Antioquia e Aquileia (Veneza), 140 bispos, II Baldwin, imperador do Oriente, e St. Louis, rei da França, assistida. É excomungado e deposto o imperador Frederico II e dirigiu uma nova cruzada, sob o comando de St. Louis, contra os sarracenos e mongóis.
Segundo Concílio de Lyon
14. Concílio de Lyon (1274) com o Papa Gregório X, os Patriarcas de Antioquia e de Constantinopla, 15 cardeais, 500 bispos e mais de 1000 outros dignitários. É realizada uma reunião temporária da Igreja grega com Roma. foi adicionado ao símbolo de Constantinopla e os meios foram procurados para recuperar a Palestina dos turcos. Ele também estabelece as regras para a eleição papal.
Conselho de Vienne
15. Conselho de Vienne, na França (1311-1313), por ordem de Clemente V, o primeiro dos papas de Avignon. Os Patriarcas de Antioquia e de Alexandria, 300 bispos (114 de acordo com algumas autoridades), e três reis - Filipe IV de França, Edward II da Inglaterra, e James II de Aragão - estavam presentes. O sínodo tratada com os crimes e erros imputados aos Cavaleiros Templários, o Fraticelli, o beguinos, e o Beguines, com projetos de uma nova cruzada, a reforma do clero, e ao ensino de línguas orientais nas universidades.
Concílio de Constança
16. Concílio de Constança (1414-1418), foi realizada durante o Grande Cisma do Ocidente, com o objetivo de acabar com as divisões na Igreja. Ele só se tornou legítima quando Gregório XI havia formalmente convocado ele. Devido a esta circunstância que conseguiu pôr fim ao cisma com a eleição do Papa Martinho V, que o Conselho de Pisa (1403) não conseguiu realizar por causa de sua ilegalidade. O papa legítimo confirmou o ex decretos do Sínodo contra Wyclif e Hus. Este conselho é, portanto, só ecumênico na sua última sessão (XLII-XLV inclusive) e com respeito aos decretos de sessões anteriores aprovado por Martin V.
Concílio de Florença
17 Conselho de Basileia (1431), Eugene IV sendo papa, e Sigismund Imperador do Sacro Império Romano. Seu objeto era a pacificação religiosa da Boêmia. Brigas com o papa ter surgido, o conselho foi transferido primeiro para Ferrara (1438), depois para Florença (1439), onde uma união de curta duração com a Igreja grega foi efetuado, os gregos aceitar a definição do conselho de pontos controvertidos. O Conselho de Basileia é apenas ecumênica até o final da sessão, vigésimo quinto, e de seus decretos Eugene IV aprovado apenas como lidou com a extirpação da heresia, a paz da cristandade, e a reforma da Igreja, e que na mesmo tempo, não prejudica os direitos da Santa Sé.
Quinto Concílio de Latrão
18. Quinto Concílio de Latrão, sentou-1512-1517 sob Papas Júlio II e Leão X, o imperador Maximiliano I. Quinze sendo cardeais e cerca de oitenta arcebispos e bispos participaram nele. Seus decretos são principalmente disciplinar.. A nova cruzada contra os turcos também foi planejado, mas deu em nada, devido à turbulência religiosa na Alemanha causada por Lutero
Concílio de Trento
19 Concílio de Trento, durou 18 anos (1545-1563) com menos de cinco papas: Paulo III, Júlio III, Marcelo II, Paulo IV e Pio IV, e sob os Imperadores Charles V e Ferdinand. Estiveram presentes cinco legados cardeais da Santa Sé, 3 patriarcas, 33 arcebispos, 235 bispos, abades 7, 7 generais das ordens monásticas, 160 doutores em divindade. Ele foi convocado para analisar e condenar os erros promulgada por Lutero e outros reformadores, e reformar a disciplina da Igreja. De todos os conselhos que durou mais tempo, emitiu o maior número de decretos dogmáticos e reformatório, e produziu os resultados mais benéficos
Primeiro Concílio do Vaticano
20. Concílio Vaticano I foi chamado ao Vaticano pelo Papa Pio IX. Reuniu-se 08 dezembro de 1869, e durou até 18 de julho de 1870, quando foi suspensa, mas ainda é (1908) inacabado. estiveram presentes 6 arcebispo-príncipes, 49 cardeais, 11 patriarcas, 680 arcebispos e bispos, 28 abades, 29 generais de ordens, em todos os 803. Além cânones importantes relacionados com a Fé e a constituição da Igreja, o conselho decretou a infalibilidade do papa ao falar ex cathedra, isto é, quando como pastor e mestre de todos os cristãos, ele define uma doutrina concernente a fé ou moral a ser realizada pela Igreja inteira.