F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+53
Gustavo
Vasuilvan
MarcioHP
Leo Carvalho
Dangelo Borges
Benedito Bernal
Maicon
Maria Madalena
Antonio
Wilson
DBOliveira
Gerson Witezak
Anderson Luiz Louzada
Walker
Adauto
Anaderson
Roberto Costa
Betho
Washington Ruiz
Marcelo Almoedo
Rasabino
Jorge Paulo Barbosa
Valdomiro
Thiago Bruno
Janete
Célio Saldanha
MarceloFagundes
Rodrigues
Prof. Azenilto G. Brito
Tiago Antunes
Clébio
Thales
José Herminio
Norberto
Cassia Santos
RBianch
Gleison Elias
Gilcimar
VitorA
Devaney
Juliano Toledo
MateusAlcântara
Salomão
Flavio da Silva
Bruno Azeredo
Cida
Demar
Edison
irmão Edson
Marcos S. de Moraes
Pereira
Wil
Jefté
57 participantes

    A alma do homem é eterna???


    Flavio da Silva
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Número de Mensagens : 28
    Data de inscrição : 20/05/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty A alma é eterna

    Mensagem por Flavio da Silva Ter 14 maio 2013, 15:56

    H7496 רפא râphâ'
    BDB Definition: 1) ghosts of the dead, shades, spirits
    extraído da bíblia e-sword
    Mas a origem na qual encontrei esta definição desta mesma palavra é a Bíblia de Estudo Palavras-Chave CPAD.
    Acredite um mergulho profundo no original mostrará que Salomão sabia da existência do Inferno.

    www.e-sword.net

    Flavio da Silva
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Número de Mensagens : 28
    Data de inscrição : 20/05/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Flavio da Silva Ter 14 maio 2013, 16:36

    Eclesiastes 9.5 deve ser entendido de que a memória dos mortos aqui é esquecida ou que não sabem nada mais sobre esta vida de agora.
    Novamente extraído do comentário de Norman Geisler.
    avatar
    Flavio da Silva
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : casado
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 28
    Idade : 38
    Cidade/Estado : Blumenau/SC
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 30
    Data de inscrição : 20/05/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Flavio da Silva Seg 03 Jun 2013, 15:10

    Esse debate ainda está pegando fogo

    http://licoesbiblicasebd.blogspot.com.br/2013/05/questoes-biblicas-sobre-eternidade-da.html
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Ter 04 Jun 2013, 08:40

    Olá Flavio

    Você diz assim:
    Eclesiastes 9.5 deve ser entendido de que a memória dos mortos aqui é esquecida ou que não sabem nada mais sobre esta vida de agora.
    Novamente extraído do comentário de Norman Geisler.
    Mas acaso eles teriam sequer alguma outra espécie de vida p/ se lembrarem senão essa nossa?
    Dei uma pequena olhada no site sugerido por você, e constatei certa análise sobre um versículo bíblico; Lucas 20:38:
    "Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele todos vivem."

    E o verso é interpretado da seguinte maneira:
    ""Jesus disse que para Deus "todos" vivem, isto já deveria ser a palavra final para aqueles que duvidam que a alma continua existindo após a morte em estado consciente, contudo, utilizam-se de textos bíblicos isolados e fora de contexto, torcendo o sentido das Escrituras. Preferem acreditar que a alma termina após a morte e isso lhes dá uma chance de terem uma vida sem muito compromisso com as coisas espirituais, e por consequência viverem pecando.""
    Porém as coisas não podem ser levadas por um só lado; Deus é Deus, e pode ressuscitar os mortos; pois é o Autor da vida; assim sendo, não seria o caso de os mortos não estarem verdadeiramente mortos (como os animais); mas é que Deus tem poder sobre a vida e a morte. Por isso p/ Ele vivem todos.
    Aliás, quando Jesus afirma que Deus é Deus de Abraão; Abraão era um crente, mas não está a dizer que Deus seja Deus de um incrédulo (que nem ao menos o crê).
    Então para estes a morte é inevitável, principalmente que Jesus não veio anular a lei, ou seja, o mandamento sobre o "certamente morrerá" dito lá em Gênesis está em plena validade p/ todos os que não estão em Cristo Jesus.
    Por isso mesmo no juízo é dito: "Esta é a segunda morte" - e isso para os homens.
    Ou seja, os homens morrerão p/ sempre, como os animais.
    E diz outro verso mais:
    "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Apc. 21:4)

    Ou seja: e não haverá mais morte (depois da segunda morte), nem pranto, nem clamor nem dor...
    Porquanto a segunda morte é eterna sendo extintos para sempre como se nunca houveram sido...
    Isso c/ relação aos homens, mas Satanás não, pois não é homem, não é mortal, é espiritual e eterno, e ele, o anticristo e a besta serão atormentados p/ sempre no lago de fogo.
    Aliás, Jesus disse que o fogo eterno foi criado p/ o Diabo e seus anjos (e não para o homem, embora esse possa também passar por ele, mas não eternamente, mas por tempo determinado, sendo depois julgado e sofrendo a segunda morte, pois é mortal e passageiro.

    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Juliano Toledo Ter 04 Jun 2013, 09:45

    Se não houvesse a promessa de Cristo para ressurreição, seríamos como os animais, após a morte física só existiria uma vaga lembrança por um curto período de tempo.

    o que nos mantém vivos é o fôlego de vida do Criador, que após se extinguir não é possível a manutenção de vida alguma, por que alma não tem nada a ver com espírito, e o espírito é o estado transformado da alma, e isso só vai acontecer no fim dos dias justamente quando ocorrerá a ressurreição para o grande julgamento.

    por isso é usada a palavra ressurreição, que significa tornar a vida, como pode algo vivo tornar a vida?
    avatar
    Flavio da Silva
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : casado
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 28
    Idade : 38
    Cidade/Estado : Blumenau/SC
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 30
    Data de inscrição : 20/05/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Flavio da Silva Ter 04 Jun 2013, 15:28

    Como vocês explicam que o ladrão da cruz estaria no mesmo dia com Jesus no paraíso?
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Devaney Ter 04 Jun 2013, 15:51

    Flávio, eu tenho a mesma posição doutrinária que você, ou seja, eu acredito em CONSCIÊNCIA DA ALMA e não acredito no ANIQUILACIONISMO, ou "desintegração" da alma na segunda morte.

    Mas sei o que eles vão te responder... vão dizer que o texto deve ser traduzido como "Em verdade te digo HOJE que estarás comigo no Paraíso". Mas olhei atentamente o original grego e não concordo com essa "saída pela tangente".
    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Juliano Toledo Ter 04 Jun 2013, 16:40

    Flávio, eu tenho a mesma posição doutrinária que você, ou seja, eu acredito em CONSCIÊNCIA DA ALMA e não acredito no ANIQUILACIONISMO, ou "desintegração" da alma na segunda morte.

    Mas sei o que eles vão te responder... vão dizer que o texto deve ser traduzido como "Em verdade te digo HOJE que estarás comigo no Paraíso". Mas olhei atentamente o original grego e não concordo com essa "saída pela tangente".

    o que sei é que vocês costumar usar um ou outro versículo para fundamentar suas ideias sobre o que crer e o que aceitar das escrituras, mas para mim isso não serve, até por que muitas das doutrinas que vocês fundamentam em versículos mesclados e fora de contextos são deturpações terríveis da verdade.

    por isso ignorando o padrão estabelecido e citado acima eu gostaria de dizer que, a única promessa de vida eterna ou de ressurreição é Cristo, por que antes das promessa explicitas de Deus para a ressurreição, não existe referencia direta sobre a tal da alma "duracell", essa é só na cabeça de pessoas capazes de ignorar o contexto/enredo da escritura.

    mesmo assim a vida eterna prometida por Deus se os descontextualizados começarem e ver a verdade na bíblia de um modo geral não em versículos aqui e ali, perceberão que esta condicionada a ressurreição, e esta por plano perfeito de Deus esta estabelecida para acontecer a seu tempo.

    então eu pergunto aos descontextualizados:

    pode Deus mentir?
    Cristo veio para envergonhar o Pai, ignorou toda revelação e com um único versículo destruir tudo o que o Pai revelou?
    onde esta o erro, em nós que não entendemos a escritura como um todo e procuramos com um único versículo invalidar toda a revelação e coerência da palavra de DEus, ou em Deus que é perfeito e não pode mentir?

    para mim esta em nós que não entendemos a escrituras, mas cada um entenda como quiser, só não use afirmações inválidas para se garantir em cima de algo inválido, achando que todo mundo pensa da mesma forma.

    é só ler as escrituras e perceberemos que as promessas de ressurreição e vida eterna começam em Cristo e através de Cristo, antes disso não havia referencia a ressurreição muito menos a vida eterna.

    uma das evidencias é o fato de existir uma divisão entre principais de Israel, ou seja, entre os doutores da lei, sempre houve desacordo quanto a ressurreição para uma vida eterna, uma vez que fariseus aceitavam a hipótese e criam na ressurreição, fundamentados nas revelações de Deus em Cristo, por que esperavam um salvador espiritual, já os Saduceus que esperavam um salvador político, não aceitavam esta ideia por que as escrituras não trazem afirmação no AT, sem Cristo sobre alma "duracell", tanto que houve grande dissensão entre os principais quando Paulo usou este argumento citado no livro de Atos. (Atos 23-5)

    ambos Saduceus e Fariseus criam na morte como fim da existência do homem, porem Fariseus aceitavam que o Salvador os daria a vida eterna por meio da ressurreição, promessa de Deus mais explicita nos profetas maiores e menores antes da vinda do Messias.
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Devaney Ter 04 Jun 2013, 17:11

    Como sempre, todo mundo que discorda de seu ponto de vista, é descrente, é partidário, é político, é seguidor de cão guloso, etc...

    Curiosamente, as duas linhas principais que defendem essas doutrinas são os Adventistas e os Testemunhas de Jeová.

    E certamente você, como eles, vai dizer que Lucas 16:19-31 e também Apocalipse 6:9-11 são meras alegorias e não tem verdade alguma.

    Mas isso ao menos demonstra que ninguém aqui - e não somos só eu e o Flavio, estamos falando de 95% de todas as denominações evangélicas, com estudiosos de todos os tempos - está baseando uma doutrina "num ou outro versículo" e nem está "descontextualizando".

    Mas tenho certeza que se você se AVENTURAR a comentar estas duas outras passagens, é que vai descontextualizar. Pois é isso que Adventistas e TJ´s fazem.
    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Juliano Toledo Ter 04 Jun 2013, 17:45

    Curiosamente, as duas linhas principais que defendem essas doutrinas são os Adventistas e os Testemunhas de Jeová.

    acho engraçado como você se diz tão favorável a denominações e não perde uma oportunidade de citá-las como objeto de erro, por que será?

    eu não sou hipócrita eu não sou favorável a denominação, justamente para não "cuspir para o alto, e correr o risco de cair na minha testa"...

    eu creio no que esta escrito não no que as denominações costumam entender por doutrina, se esta escrito é válido e tem de estar contextualizado, fora isso o que sobra são pensamentos de homens que buscam facilitar alguma coisa ou se favorecer com alguma coisa.

    é fato que, facilita a vida me comparar ao que vocês menosprezam ou rejeitam, por que assim é mais fácil juntar partidários as suas causas, não me importo com isso, eu não faço esse tipo de apelos por que não preciso partidários para apoiar causas inválidas, a verdade é a escritura e esta é apoiada por Deus não por insanos.

    vocês para crer e formar suas doutrinas pegam o que dizem ser errado aqui ou ali e criam suas doutrinas contrárias a elas, e a partir disto formam seus partidos e começam a fazer seus apelos para juntar adeptos as suas linhas de pensamento, e ao passar do tempo vão ajustando suas doutrinas conforme o desejo da massa que ajuntaram perto, para não perder o favoritismo, eu não preciso disso.

    eu acho engraçado que muitos dos ditos "protestantes evangélicos" negam e rejeitam sua descendência da ICAR mas seguem justamente as doutrinas mentirosas da sua mãe, trindade, alma "duracell", pagamento do dizimo, eleitos, clero sacerdotal, chaves das portas do céu entre outros.

    é claro mas isso eu entendo, quando são favoráveis as suas causas e quando precisam defender seu ponto de vista aceitam como irmãs, mas quando querem por interesses escusos competir já não são mais irmãs...

    isso não é novidade, me compare o quanto quiser, se fica melhor para você encarar e viver sua vida em mentiras eu não me importo.

    mas uma coisa é fato, não são assim os verdadeiro adoradores, estes não veem limite denominacional ao poder de Deus, e não fundamentam suas ideias em partidários ou contra-partidários, mas na verdade, contextualizada das escrituras, e vivem suas vidas na dependência total da verdade, por que se lhes faltasse é como não ter oxigênio para respirar.
    avatar
    Flavio da Silva
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : casado
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 28
    Idade : 38
    Cidade/Estado : Blumenau/SC
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 30
    Data de inscrição : 20/05/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Flavio da Silva Ter 04 Jun 2013, 18:23

    Na minha pesquisa do Original é HOJE mesmo.
    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Juliano Toledo Ter 04 Jun 2013, 19:08

    Na minha pesquisa do Original é HOJE mesmo.

    sim flavio é hoje mesmo como esta escrito, podemos crer no quisermos, mas é como muitos homens sábios ja disseram antes:

    "não importa o que nós cremos, importa o que esta escrito!"

    e a biblia não é este versiculo é todo um contexto.

    eu creio ja estar no reino dos céus pela fé nas promessa de Deus em Cristo, minha fé abrange o tempo passado, presente e futuro, no entanto eu continuo aqui neste mundo tenebroso, aguardando pela fé o comprimento da promessa de Cristo que todo aquele que NEle crê não é condenado e já esta salvo.

    e para mim Cristo mostra a mesma coisa, hoje estarás no reino por que morrendo com Cristo já esta garantida a salvação.


    você pela fé não crer já estar salvo em Cristo?

    pode até crer já estar salvo mas esta aqui ainda aguardando o cumprimento da promessa, pela fé você já esta salvo, mas por condição factual e temporal você ainda aguarda.
    VitorA
    VitorA
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 21
    Idade : 60
    Cidade/Estado : faro
    Religião : cristã
    Igreja : igrejadoseleitos
    País : portugal
    Mensagens Curtidas : -32
    Pontos de participação : 118
    Data de inscrição : 04/05/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por VitorA Ter 04 Jun 2013, 19:57

    Vou começar o meu comentário baseado no seguinte verso:

    E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
    Mateus 10:28


    A alma do homem é imortal ou mortal?

    Alguém disse: há respaldo bíblico para as duas coisas.

    Eu, porém, afirmo que não há respaldo para o erro, mas que o erro é sempre do homem , pois as coisas de Deus são sempre discernidas de forma espiritual, e por isso o carnal, aquele que ainda não nasceu de novo não pode entender.

    Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
    1 Coríntios 2:14-15


    A morte natural, a morte do corpo da carne, não é igual á morte da alma, que é uma morte espiritual, porque todo o homem já nasce morto espiritualmente por causa do pecado de Adão.

    Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
    Salmos 51:5


    Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
    Romanos 5:12


    Por isso Deus disse a Adão:

    Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás
    Gênesis 2:17


    Porém, Ele comeu e nesse dia não morreu, não morreu de forma natural segundo a carne, mas segundo o Espírito, ele que era alma vivente.

    Em Adão, pelo seu pecado acontece é a primeira morte espiritual em que ficamos separados de Deus e debaixo de sua ira, por isso Jesus disse que quem não crê nele, permanece debaixo da ira de Deus por causa do pecado de Adão.

    Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
    João 3:36



    Mas a segunda morte espiritual, é eterna em que será lançado no lago da ira de Deus, a qual acontece pela transgressão contra Cristo, não crendo no seu evangelho. E são esses que cujas almas serão lançadas na morte para todo o sempre em que o fogo não se apaga e o bicho (espírito) nunca morre.


    Portanto, a primeira morte é a separação do reino de Deus pelo pecado de Adão, mas a segunda morte é ser lançado no lago do fogo por não crer em Cristo.

    Por isso a escritura diz que todo o mundo jaz (morto) no maligno, vive na morte dominado por ela, e todo o homem que não tem Cristo está no reino da morte literalmente, na morada dos mortos (Hades).

    Por isso também Paulo diz que antes de Cristo também nós estávamos mortos em pecados e em delitos, mas ao renascer em Cristo, o homem passa da morte para a vida; do reino das trevas para o reino da luz.

    Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
    João 5:24


    Dando graças ao Pai que nos fez idóneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
    Colossenses 1:12-13



    Também os saduceus (figura das testemunhas de Jeová) pensavam que com a morte era o fim, tudo se acabava, mas Jesus disse que para Deus todos vivem

    E que os mortos hão-de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para Deus vivem todos.
    Lucas 20:37-38


    Todos vivem no sentido de existir, porque todos estavam mortos espiritualmente, incluindo os profetas até á ressurreição de Cristo. Na verdade, tudo o que Deus faz permanece eternamente, seja o bem seja o mal espiritual.

    E vemos isso claramente com a história do rico e do Lázaro, em que depois de mortos continuavam vivendo; vemos isso com a manifestação de Elias e Moisés no monte da transfiguração; vemos isso por toda a bíblia, como por exemplo em:

    Filho do homem, pranteia sobre a multidão do Egito, e faze-a descer, a ela e às filhas das nações magníficas, às partes mais baixas da terra, juntamente com os que descem à cova. A quem sobrepujas tu em formosura? Desce, e deita-te com os incircuncisos. No meio daqueles que foram mortos à espada cairão; à espada ela está entregue; arrastai-a e a toda a sua multidão. Os mais poderosos dos fortes lhe falarão desde o meio do inferno, com os que a socorrem; desceram, jazeram com os incircuncisos mortos à espada. Ali está Assur com toda a sua multidão; em redor dele estão os seus sepulcros; todos eles mortos, abatidos à espada. Os seus sepulcros foram postos nas extremidades da cova, e a sua multidão está em redor do seu sepulcro; todos eles mortos, abatidos à espada; os que tinham causado espanto na terra dos viventes. Ali está Elão com toda a sua multidão em redor do seu sepulcro; todos eles mortos, abatidos à espada; desceram incircuncisos às partes mais baixas da terra, causaram terror na terra dos viventes e levaram a sua vergonha com os que desceram à cova. No meio dos mortos lhe puseram uma cama, entre toda a sua multidão; ao redor dele estão os seus sepulcros; todos eles são incircuncisos, mortos à espada; porque causaram terror na terra dos viventes, e levaram a sua vergonha com os que desceram à cova; foi posto no meio dos mortos. Ali estão Meseque, Tubal e toda a sua multidão; ao redor deles estão os seus sepulcros; todos eles são incircuncisos, e mortos à espada, porquanto causaram terror na terra dos viventes. Porém não jazerão com os poderosos que caíram dos incircuncisos, os quais desceram ao inferno com as suas armas de guerra e puseram as suas espadas debaixo das suas cabeças; e a sua iniqüidade está sobre os seus ossos, porquanto eram o terror dos fortes na terra dos viventes. Também tu serás quebrado no meio dos incircuncisos, e jazerás com os que foram mortos à espada. Ali está Edom, os seus reis e todos os seus príncipes, que com o seu poder foram postos com os que foram mortos à espada; estes jazem com os incircuncisos e com os que desceram à cova. Ali estão os príncipes do norte, todos eles, e todos os sidônios, que desceram com os mortos, envergonhados com o terror causado pelo seu poder; e jazem incircuncisos com os que foram mortos à espada, e levam a sua vergonha com os que desceram à cova. Faraó os verá, e se consolará com toda a sua multidão; sim, o próprio Faraó, e todo o seu exército, mortos à espada, diz o Senhor DEUS. Porque também eu pus o meu espanto na terra dos viventes; por isso jazerá no meio dos incircuncisos, com os mortos à espada, Faraó e toda a sua multidão, diz o Senhor DEUS.
    Ezequiel 32:18-32


    Aqui prova claramente mais uma vez que todos vivem para Deus, seja os que estão no paraíso em que Paulo visitou, seja no inferno.

    Deus mostrando uma visão no dia do juízo, mostra todos os antigos e poderosos que tinham causado terror sobre a terra, ali estavam eles falando e clamando desde o inferno, todos lá estavam no inferno, como próprio faraó.

    Vemos isso também em Isaías 14, em Ezequiel 28, 30, etc....


    Isso queria o impio, que com a morte tudo acabasse para não ser julgado e escapar da ira de Deus, mas não vai ter sorte nenhuma, porque foi ordenado ao homem morrer uma vez e depois esperará no Hades, morada dos mortos para juízo.

    E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
    Hebreus 9:27


    Para Deus todos vivem e todos têm de comparecer diante do tribunal de Cristo (ovelhas e bodes) para o juízo final. Assim como também o diabo, que é o espírito da morte, que será o último a morrer, a ser lançado na segunda morte, também ele vive existe e destrói.


    Deus lançará na morte somente os mortos, aqueles que não renasceram em Cristo Jesus pela fé no evangelho, os quais foram confirmados e selados para a morte em Cristo pela sua incredulidade, esses cujos nomes já estavam escritos nos livros da morte desde a fundação do mundo, que são os livros das obras. Pois para isto já tinha sido destinado.

    e, "pedra de tropeço e rocha que faz cair". Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.
    1 Pedro 2:8


    Mas todo o que renasceu em Cristo, o qual foi confirmado e selado em Cristo por causa de sua fé, e esse renasceu porque já tinha o seu nome escrito no livro da vida desde antes da fundação do mundo, e agora já não está sujeito a qualquer condenação do dia do juízo. Pois para isto já tinha sido destinado ainda antes de haver mundo.

    E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam destinados para a vida eterna.
    Atos 13:48



    E porque a alma é imortal é que vai haver a ressurreição tanto dos justos como dos injustos.

    Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos.
    Atos 24:14-15


    Na verdade, isso nem é assunto para crente, mas para quem nada conhece do evangelho, e quando vejo pessoas que se dizem cristãos e depois ainda andam com as coisas espirituais em debate como se não fossem eternas, é sinal que não têm noção de quem é Deus ou de sua obras.
    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Juliano Toledo Ter 04 Jun 2013, 20:35

    para mim tem muitas e muitas contradições no seu texto, mas as mais gritantes e explicitas são:

    a alma é imortal... ...segunda morte...
    a alma é imortal... ...haverá ressurreição...
    a alma é imortal... ...ressurreição dos mortos...
    a alma é imortal... ...os mortos...
    a alma é imortal... ...a morte...

    é muita contradição para mim em um unico texto, a desculpa da interpretação espiritual para alguns é a forma mais fácil de enganar as pessoas, por que inventam ideologias "espirituais" contraditórias para dificultar o entendimento e se parecerem sabidos aos homens.

    mas é fato que as coisas de Deus são simples, por que foram feitas para os pequeninos e foi Cristo que disse isso, e justamente por serem simples é que os loucos não as entendem.

    por isso digo que a loucura leva o homem a inventar ideologias contraditórias e para conseguir conviver com elas, dão desculpa de que são espirituais, quando na verdade são grandes engambelações da letra...

    o simples é que Deus nos deu a vida, e após o pecado fomos lançados fora do Edem justamente para não comermos o fruto da vida e vivermos para sempre, dando informação neste momento de que morreríamos, e por anos e anos os judeus entenderam esta determinação, tanto que alguns nem aceitavam que existia ressurreição, passou-se a firmar este pensamento a partir das promessas de ressurreição em Cristo, isso é simples e direto, sem contradições ou exercício da letra para fundamentar uma ideia, morremos e dependemos do cordeiro para ressuscitarmos, o que esta fora disse é loucura de sabidos.

    morremos por causa de nosso pecado, ressuscitaremos em Cristo para salvação ou condenação, simples, direto e como determinado por Deus.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Ter 04 Jun 2013, 21:20

    Olá irmãos

    Devaney escreveu:Flávio, eu tenho a mesma posição doutrinária que você, ou seja, eu acredito em CONSCIÊNCIA DA ALMA e não acredito no ANIQUILACIONISMO, ou "desintegração" da alma na segunda morte.

    Mas sei o que eles vão te responder... vão dizer que o texto deve ser traduzido como "Em verdade te digo HOJE que estarás comigo no Paraíso". Mas olhei atentamente o original grego e não concordo com essa "saída pela tangente".
    Sobre isso:
    Mas sei o que eles vão te responder... vão dizer que o texto deve ser traduzido como "Em verdade te digo HOJE que estarás comigo no Paraíso". Mas olhei atentamente o original grego e não concordo com essa "saída pela tangente"
    Olá irmão Devaney
    Na verdade essa não é a minha resposta!

    Creio que Cristo verdadeiramente disse:
    "Em verdade te digo que ainda HOJE estarás comigo no Paraíso".
    E creio que Ele o cumpriu, pois é Todo-poderoso!

    Só não creio que esse paraíso seja "aquele" que a mente humana idealize, prefixa ou pré-conceba. Ou seja, não aquele paraíso formalizado pelo nosso dogma - mas é o paraíso!
    Porque sei que aonde quer que Jesus esteja, ou vá (ainda mais tendo Ele dito) até mesmo o inferno de fogo viraria o paraíso mediante a Sua palavra (a exemplo d'aquela fornalha ardente aquecida 7 vezes em que foram lançados Sadraque, Mesaque e Abdenego). Então, o paraíso "espiritual" onde o ladrão da cruz esteve, c/ Cristo - era onde quer que Cristo estivesse presente, pois o Senhor é que o faz, e o gera, por Sua palavra (e não um lugar específico onde o Senhor tenha ido)!
    Creio que Cristo é o paraíso, é Ele quem o faz, e onde Ele estiver ou se fizer presente, o paraíso também se faz; conforme Ele disse:
    "Qual é mais fácil dizer....?"
    Ou seja: o Senhor foi ao paraíso - e não importa onde em que lugar fosse; até mesmo no seio da terra! Amém!

    Também creio que os mortos deveras estão mortos: sem consciência ou lembrança alguma assim como os animais.
    Mas... na morte de Cristo tudo se fez novo!
    Até os mortos recobraram a consciência para ouvi-Lo!
    E Ele mesmo diz no evangelho de João que chegaria a hora e agora era, em que todos os que estavam nos sepulcros ouviriam a sua voz... (Jo. 5:
    Coisa verdadeiramente acontecida na ida do Senhor às partes mais baixas da terra. Amém!

    Por exemplo diz o evangelho que: no imediato expirar do Senhor na cruz, a terra tremeu, as pedras fenderam-se e os sepulcros se abriram - e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados, e saindo dos sepulcros depois da ressurreição Dele entraram na cidade santa e apareceram a muitos.... (Mat. 27:50-53)
    pois afinal, o Senhor já houvera pagado pelo pecado que entrara em Adão, o qual gerara a morte, e retinha todos os mortais pecadores tragados pela mesma.

    Acontece que se em vida (ainda sem pagar pelo pecado), o Senhor detinha todo o poder de ressuscitar os mortos não importando a época de seu falecimento (porque esse seu poder).
    Imagina após Ele ter vencido ao pecado e a Satanás???
    Portanto creio que Cristo pregou aos mortos todos! mas isso não é jamais porque os mortos estavam "vivos"; não!!!!
    Isso é porque o Senhor tem poder sobre a vida e a morte, e sobre toda e qualquer criatura ou CRIAÇÃO!!!!

    Então, o caso é que os irmãos se confundem.
    Pelo Senhor pregar aos mortos - pensam eles, que é porque eles estavam "vivos"; mas não é verdade; eles estavam mortos, mas p/ o Senhor isso não representa empecilho.
    Pedro diz:
    "Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;" (I Ped. 4:6)
    Diz:
    "No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas ( isto é, oito ) almas se salvaram pela água;" (I Ped. 3:19-20)

    E digo:
    Existe a morte p/ os homens!
    Morte verdadeiramente! idêntica em tudo a dos animais!
    Porém existe em Deus poder p/ ressuscitar os mortos!
    Por isso Jesus disse:
    Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá, e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá!
    Em contrapartida, todo aquele que está morto, mas não crê em Jesus; ou que vive mas também não crê em Jesus, certamente morrerá.
    E nada, mas nada mesmo o poderá livrar desta sentença da palavra de Deus, na qual palavra não pode ser anulada, mas cumprida.
    E o certamente morrerá se cumprirá, de uma vez por todas, tanto em Gêneses, quanto em Apocalipse, quando afirma sobre os que não constarem no livro da vida, os homens; eles, ao serem lançados no lago de fogo sofrerão o dano da 2ª morte.
    Porque Jesus não veio anular a lei, veio cumprir.
    E o certamente morrerá não está revogado, mas será cumprido, e cumprido duas vezes, uma em Gênesis nesta vida, e outro no juízo, após Deus julgar todos os segredos dos homens pelo evangelho de Cristo. Amém.
    Pois isso mesmo é dito: Esta é a segunda morte!
    E alguém quer saber pelo verdadeiro dicionário da Criação - o que significa a MORTE ????????
    O que ela realmente representa diante de Deus e dos homens???
    - É só olhar para os animais; eles também morrem!
    E este é o verdadeiro significado da palavra MORTE.
    Aquilo que os animais sofrem, sem que tivessem o mandamento do Criador lhe dirigindo; e como o ser humano dela se escapará????

    avatar
    Flavio da Silva
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : casado
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 28
    Idade : 38
    Cidade/Estado : Blumenau/SC
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 30
    Data de inscrição : 20/05/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Flavio da Silva Ter 04 Jun 2013, 21:24

    Excelente resposta ortodoxa VitorA

    Como complementação, Paulo fala que se este tarbernáculo terrestre se desfizer temos de Deus edifício!

    Estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor!

    ou não se a pessoa não vai salva vai para o lugar chamado inferno
    Mc 9.44 onde o verme não morre e o bicho não morre.

    que bicho é esse, com certeza é o bixo que estará atormentando a alma da pessoa.

    Mt 5.28,29 Jesus diz que o corpo (no caso "espiritual") pode ser lançado no inferno!

    então ortodoxamente é impossível crer que morreu vai dormir um 'soninho'
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Ter 04 Jun 2013, 21:55

    Olá VitorA

    Comentário sobre a sua mensagem (nº73):
    E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
    Mateus 10:28
    Jesus neste verso demonstra que o homem não pode matar a alma (mas somente o corpo); mas... Deus tem poder para matar a alma; e para fazer perecer no inferno o corpo e a alma!
    E bem-aventurados somos se o crermos e temermos.

    A morte natural, a morte do corpo da carne, não é igual á morte da alma, que é uma morte espiritual, porque todo o homem já nasce morto espiritualmente por causa do pecado de Adão.

    Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
    Salmos 51:5
    Quando Deus criou o homem, o formou do pó da terra e lhe soprou o fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente.
    E Deus dirigiu-se a essa criatura formada por corpo, alma e espírito dizendo-lhe: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore que está no meio do jardim, árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás nem tocarás porque no dia que fizeres certamente morrerá.
    Acontece que Deus não disse ao homem: certamente morrerá o seu corpo, mas não o seu espírito.
    Não, Deus disse ao homem que certamente ele morreria; tendo ele o que tivesse, e sendo ele quem fosse; e o homem morreu.
    Então, se o corpo está morto sem o espírito (Tiago); logicamente que o mandamento fora dirigido também ao espírito, porquanto sem ele o corpo nada pode fazer - e como o espírito se escapará do mandamento do Criador ???
    Por isso mesmo diz Apocalipse: no juízo, após serem consultados os livros e o livro da vida, quem nele não constar sofrerá o dano da segunda morte, que é p/ a alma!

    Porém, Ele comeu e nesse dia não morreu, não morreu de forma natural segundo a carne, mas segundo o Espírito, ele que era alma vivente.

    Em Adão, pelo seu pecado acontece é a primeira morte espiritual em que ficamos separados de Deus e debaixo de sua ira, por isso Jesus disse que quem não crê nele, permanece debaixo da ira de Deus por causa do pecado de Adão.
    Deus não disse a Adão que caso ele comesse da árvore da ciência do bem e do mal ele morreria na mesma hora voltando ao pó.
    Não!
    Deus disse que no dia que ele fizesse, certamente morreria!
    E isso é o que acontece: o homem mal nasce neste mundo e o certamente morrerá começa a vigorar, e mais cedo ou mais tarde ele se cumprirá.
    E assim é!
    E o certamente morrerá se cumpre no hoje, e neste século e há também de cumprir-se até o dia do juízo, quando os que não constarem no livro da vida hão de sofrê-lo por definitivo, recebendo o dano da segunda morte.

    Mas a segunda morte espiritual, é eterna em que será lançado no lago da ira de Deus, a qual acontece pela transgressão contra Cristo, não crendo no seu evangelho. E são esses que cujas almas serão lançadas na morte para todo o sempre em que o fogo não se apaga e o bicho (espírito) nunca morre.
    Na verdade, Cristo diz que o inferno é a condenação dos homens: Mateus 23:33
    No inferno há tormento, há bicho que não morre e há o fogo que nunca se apaga atormentando os homens; porém isso é passageiro, por isso diz o Senhor:
    "Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil." (Mat. 5:26)
    Ou seja, em pagando pelos delitos, é liberado da condenação!
    Por isso também é dito que haverá os que receberão maior condenação:
    "Que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, longas orações. Estes receberão maior condenação." (Luc. 20:47)
    Ora, se há maior condenação p/ alguns, é porque também há condenação menor para outros; pois não são iguais.

    Também diz:
    Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. (Luc. 12:48)
    Porque o Senhor é um JUSTO JUIZ.
    E cada qual será julgado (e também condenado) de acordo as suas obras.

    Por isso a escritura diz que todo o mundo jaz (morto) no maligno, vive na morte dominado por ela, e todo o homem que não tem Cristo está no reino da morte literalmente, na morada dos mortos (Hades).
    Pense bem sobre este seu dizer:
    Se na verdade todos estão mortos para Deus e jazem no maligno, quer dizer que espiritualmente estão mortos.
    e se assim é, quando morrem na carne, estão deveras mortos; porque se já estavam espiritualmente mortos, ao morrerem na carne, o que restaria deles p/ viver???

    Também os saduceus (figura das testemunhas de Jeová) pensavam que com a morte era o fim, tudo se acabava, mas Jesus disse que para Deus todos vivem.
    Na verdade, p/ Deus que tem poder sobre a vida e a morte e sobre qualquer criatura e criação - assim é, pois para Ele não há empecilhos.
    Mas isso não quer dizer que os homens não estavam mortos; está apenas exaltando o poder de Deus que tem poder sobre todas as coisas....

    E que os mortos hão-de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para Deus vivem todos.
    Lucas 20:37-38
    O Senhor não está negando a existência da morte; está apenas dizendo que Deus é Todo-Poderoso p/ dar vida aos mortos.
    E na verdade, não vem a segunda ressurreição na qual todos os mortos hão de reviver após o milênio????
    Isso não é porque os mortos estavam "vivos" - mas é devido ao poder de Deus e a palavra de Deus.
    Porém revivem na carne e voltam a morrer, pois estão sob o mandamento da morte.
    E só haverá ressurreição e vida - vida eterna p/ o que está em Cristo; pois os que estão aquém Dele, o mandamento da morte não pode ser anulado nem revogado; por isso Ele diz:
    "Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados." (Jo. 8:24)
    E quem morrer no pecado; sob o pecado e a morte permanece.

    por enquanto é só.

    Conteúdo patrocinado


    A alma do homem é eterna??? - Página 5 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 12:06