por Irineu Sáb 09 maio 2009, 12:50
Pereira,
A carta de Paulo é dirigida aos santos de Corinto que estavam com dificuldades em continuar a crer na ressurreição de Jesus.
A referência que Paulo faz ao batismo em favor dos mortos é exatamente para chamar à atenção deles em relação a ressurreição.
Algo fácil de entender: Se eles – e a referencia é para os membros da Igreja, em Corinto – não estavam acreditando mais na ressurreição, por que eles então se batizavam pelos mortos, se os mortos não iriam mais ressuscitar, como estavam crendo?
Essa era a "grande contradição" que Paulo utilizou para os santos de Corinto.
Sendo que a primeira direção da questão, a dúvida em relação a ressurreição, é para os coríntios, por que a segunda direção, a saber, o batismo que eles faziam em favor de seus mortos – não seria? Não tem como dividir a frase nessa situação.
Paulo está escrevendo diretamente aos membros da Igreja em Corinto e usa a ordenança do batismo em favor dos mortos para contrastar com a dúvida que eles estavam tendo em relação à ressurreição.
Paulo, com toda a sua sapiência, capacidade argumentativa e conhecida índole, jamais se valeria de uma prática errada para realçar uma verdade.
Quanto a outras pessoas que expulsavam demônios, isso era uma prática comum entre os judeus, inclusive, na época de Cristo. Os historiadores e pesquisadores relatam que naquela época, vários eram os mágicos e exorcistas que operavam entre o povo com até certo sucesso.
Atos 15, 1-2 não tem analogia com Cor. 15, 29, pois nesse caso Paulo e Barnabé claramente reprovavam tal atitude, o que não ocorre na sua (Paulo) carta aos membros de Corinto. Aliás, bem ao contrário, Paulo usa a ordenança do batismo em favor dos mortos como argumento pró-ressurreição.
O tema do cap. 15 de I Cor. sem dúvida é a ressurreição, todavia, ainda assim, Paulo argumenta em favor dela referindo-se ao batismo em favor dos mortos, até porque batismo e ressurreição são temas afins e conseqüentes utilizados em analogias e construções semânticas pelo mesmo Paulo em outras de suas cartas apostólicas.
Sds.
Irineu