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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?


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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Pereira Sex 08 maio 2009, 13:17

    Amada Maria Madalena, nossas experiências não devem de forma alguma Neutralizar a, negar, anular Bíblia.



    O que as Escrituras nos ensina é que o que contamina o homem não é o que entra pela boca e sim o que sai. Foi o Mestre o Ungido Filho do Supremo Criador o Altíssimo quem disse. Somente isto. Marcos 7: 13 "Então chamou de novo a multidão para que viesse ouvir: "Escutem todos e procurem entender O que contamina o homem não é o que ele come, mas, sim, o que ele diz e faz!" Quem tem ouvidos para ouvir ouça."

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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Pereira Sex 08 maio 2009, 13:18

    Amados,

    Uma moeda tem duas faces. Se tirarmos a outra face a moeda perde o seu valor.

    O Messias falou sim a Zaquel que a salvação veio a sua casa. Isto é um fato. E com certeza devemos crer que suas palavras foram verdadeiras.

    Porém, temos outro fato Bíblico: O Messias falou a sua Igreja que "Quem crer e for baptizado será salvo". E com certeza estas palavras para sua Igreja são Fieis e Verdadeiras. Segundo essas palavras, todo crente deve crer e ser baptizado.

    Foi o Mestre quem disse: "Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada", disse aos discípulos. "Portanto, vão e façam discípulos entre todos os povos. Baptizem-nos em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito o Separado.


    Portanto amados, devemos crer que o Ungido falou e salvou Zaqueu e tantos outros conforme está registrado, bem como devemos crer e aceitar que o Messias também falou a Sua Igreja sejam Batizados.

    Amados, se o próprio Mestre se submeteu ao rito da imersão, não deveríamos seguir seus passos? Ele não nos deu o exemplo?

    Devemos nos submeter ao rito do Batismo não para sermos salvos, por que nenhuma condenação há para os que estão no Messias. Devemos nos submeter ao rito da imersão por sermos salvos. Foi o mestre quem disse: As minhas ovelhas ouvem minha voz e me segue... e mais a frente o Mestre diz: "Se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, não sou eu quem o julga, pois vim para salvar o mundo e não para o julgar"
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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Pereira Sex 08 maio 2009, 13:58

    Amado Irineu,

    PEREIRA - Amado, observe que nas palavras do Mestre a CONDENAÇÃO está para os que não creram. Note que o Mestre não faz menção ao BATISMO faz sim ao "ATO DE NÃO CRER." - Quem crer e for baptizado será salvo. Mas quem não quiser crer será condenado.


    O ensino Bíblico em Jo 3:18 é que para os que confiam nele como SALVADOR não há condenação eterna. Mas os que não creem nele já estão julgados e condenados por não crerem no Nome do Filho Unico do Altíssimo e Eterno Criador.


    Na realidade a Salvação acontece quando invocamos o Seu Unico e Maravilhoso Nome.

    Atos 4 12Em mais ninguém há salvação! Debaixo do céu não há outro nome que as pessoas possam invocar para serem salvas."


    Ou seja é impossivel que alguém seje salva invocando outro nome.
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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Irineu Sex 08 maio 2009, 17:42

    Pereira,

    Obviamente que, para quem não creu, necessidade alguma há de falar de batismo, por isso, na sequencia, Jesus diz: “E quem não crer será condenado”. Não há necessidade alguma dEle acrescentar “e não for batizado” para quem já não creu.

    A invocação do nome não é denotativa, mas conotativa. Não é o nome que salva. O nome “Jesus” era um dos mais comuns dentre os judeus, na época de Cristo.

    A salvação está condicionada a fé em Jesus e a obediência ao que Ele ensinou e ordenou. E o batismo está dentre essas ordenanças. Uma não é sem a outra.

    Sds.

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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Samuel Matos Sex 08 maio 2009, 17:59

    Irineu eu tenho perguntado diversas vezes, mas ainda não obtive resposta, se Jesus disse que aquele que crer tem que se batizar, onde está escrito que pode-se um se batizar por outros?
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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Irineu Sex 08 maio 2009, 18:32

    Samuel,

    Eu lhe respondi desde a primeira vez, mas não obtive algum comentário seu, desde então. Na verdade, eu continuo aguardando seu comentário...

    E também já comentei nesse contexto, algumas vezes, em postagens anteriores. Se puder verificar, por gentileza, para entender melhor, agradeceria.

    Se puder comentar. Está na pag. 9 do tópico O ladrão na cruz foi salvo?

    http://www.forumevangelho.com.br/assuntos-de-primazia-evangelica-f2/o-ladrao-na-cruz-foi-salvo-t129-120.htm

    De qualquer forma, antecipo e reforço que a prática do batismo em favor dos mortos era praticada pela Igreja de Corinto para quem Paulo escreveu sua epístola.

    Sds.

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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Maria Madalena Sex 08 maio 2009, 19:06

    Irineu:
    Esse texto de Corintios: "O que farão os que se batizam POR CAUSA dos mortos", será que era "PELOS MORTOS", em lugar deles???

    Pois...'por causa de' talvez signifique outra coisa, tipo: "Vou me batizar para estar com meus familiares que já se foram".

    Penso que a expressão: "Por causa dos mortos" é um pouco diferênte de "pelos mortos".
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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Jefté Sex 08 maio 2009, 21:33

    Irineu escreveu:
    A salvação declarada a Zaqueu necessariamente passará pelas ordenanças que o próprio Salvador ensinou e determinou. Ou a doutrina do Senhor faria acepção de pessoas, exigindo de uns o batismo e de outros não, a saber, Felipe e aqueles quase 3000 de pentecostes... por exemplo?

    Irineu

    Você não crê nas palavras de Cristo, você crê é nas suas interpretações sobre as palavras de Cristo.
    "E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". (Luc. 19:9-10)
    Sinto muito mas não tem lógica, o Senhor diz que a salvação veio. Ou seja, já chegou!
    E completa dizendo que Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido.
    Isto significa que tudo aconteceu naquele instante e não futuramente.

    Você pode até não crer, mas é o que o Senhor disse.
    Você pode até interpretar, mas isso é ir além do que está escrito.
    E por você não crer não quer dizer que não aconteceu.

    De novo repito, devemos crer no evangelho e não interpretar o evangelho.
    Será que você também não crê que Jesus perdoou todos os pecados do paralítico que foi descido do telhado numa cama?
    Será que existe ressalvas para o perdão dos pecados do paralítico? (Lucas 5:20)
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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Pereira Sex 08 maio 2009, 22:26

    IRINEU - A invocação do nome não é denotativa, mas conotativa. Não é o nome que salva. O nome “Jesus” era um dos mais comuns dentre os judeus, na época de Cristo.



    PEREIRA - Amado Irineu com certeza não é o NOME que salva, mas a pessoa que leva o NOME.

    Porém devemos ter cuidado com os nomes que estamos invocando.POis é a Bíblia quem diz: TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME SERÁ SALVO.

    Com certeza o vocábulo JESUS não é o nome que devemos invocar para sermos salvos.

    Este nome JESUS foi posto como uma afronta ao povo jude-s.

    É um vocábulo grego-latino e sua transliteração identifica o termo JEHOVA (Yehovah) a um PORCO.

    Explicando:

    O nome Jesus é a junção de JE ou (Yê) “abreviação poética do termo JEHOVA” com a palavra SUS do latim que significa “PORCO”.

    Vejamos como chegamos a essa abreviação poética:

    Jehovahsus - YEHOVA + SUS

    Jehosus - JEHO + SUS

    Jesus - JE + SUS

    O significado do termo SUS é encontrado no latim como “PORCO”

    Logo, a composição do nome JESUS identifica o termo Jehovah a um PORCO.

    Obs: Entendemos perfeitamente que o termo JEHOVA é uma má formação do nome do Altíssimo. É um erro. Jamais foi utilizado nos escritos Bíblicos. Como também jamais deveria ser utilizado pois o seu significado no hebraico não é nada bom.

    Outro ponto importante a ser considerado é que o som ou fonética do nome JESUS aos ouvidos de qualquer jud-u com certeza identificará o termo YEHOVA a um CAVALO. Pois CAVALO em hebraico é simplesmente SUS.
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    Mensagem por Irineu Sáb 09 maio 2009, 08:45

    .
    MARIA MADALENA ESCREVEU:

    Esse texto de Corintios: "O que farão os que se batizam POR CAUSA dos mortos", será que era "PELOS MORTOS", em lugar deles???

    Pois...'por causa de' talvez signifique outra coisa, tipo: "Vou me batizar para estar com meus familiares que já se foram".

    Penso que a expressão: "Por causa dos mortos" é um pouco diferênte de "pelos mortos"..

    **********************************************************/////////////*****************************************

    Maria Madalena,

    Se você consultar qualquer diconário verá que as expressões "por causa de" e "pelo" são a mesma coisa...

    PELO


    ■ contração
    1 da preposição per e do artigo o; através de, ao longo de, por causa de, a favor de etc., algo determinado, conhecido, já citado anteriormente
    Ex.:
    2 da preposição per e do pronome demonstrativo o ('aquele'); por o (que); por aquele (que)
    Ex.:
    3 da preposição per e do pronome demonstrativo o (aquilo); por o (que); por aquilo (que)
    Ex.:
    4 Diacronismo: obsoleto.
    da preposição per e do pronome oblíquo de 3ªp.s. o (p.ex.: abandonou o trabalho pelo não recompensar a firma = por a firma não o recompensar)


    Etimologia
    contr. da prep. per + art.def. lo; f.hist. sXIII pelo, sXIII palo, sXIV polla, sXIV pero, 1540 pelhos, a1858 poro

    Sinônimos
    polo (arc.)

    Parônimos
    pélo(fl.pelar)

    Homônimos
    pêlo(s.m.); pelos(pl.)/ pêlos(pl.pêlo)

    Gramática
    f.: pela; pl.: pelos, pelas
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    Mensagem por Irineu Sáb 09 maio 2009, 08:50

    Jefté,

    A expressão "hoje veio a salvação a esta casa" nada mais que é pela presença do *Salvador*, a saber Jesus, na casa de Zaqueu. O mesmo Jesus que disse: "Aquele que crer e for batizado será salvo". Não existiu outro Jesus que dissesse algo como "Aquele que apenas *cresse* estaria salvo."

    Jesus é um só. É aquele que ensinou o mesmo sobre o batismo para seus Apostolos que O obedeceram e batizavam a todos que criam Nele como o Messias e Salvador.

    sds.

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    Mensagem por Pereira Sáb 09 maio 2009, 09:54

    Amados, o texto de Corintios não diz que os crentes primitivos Batizavam pelos mortos. Nem Paulo está afirmando que ele praticafa tal costume.

    O que Paulo está dizendo é que certas pessoas faziam tal prática.

    “29Se os mortos não voltarem a viver, que razão haveria então para aquilo que certas pessoas fazem, que é baptizarem-se no lugar de outros que já partiram?”

    Não deveríamos ter este texto como Base doutrinária, até mesmo pr que vemos outrosa testemunhos com o mesmo teor.

    Certas pessoas que expulsavam demônios sem pertencer a Igreja.

    Atos 19: 14Um grupo de Jude-s que viajavam de terra em terra expulsando demónios tentou servir-se do Nome do Messias...

    Certas pessoas sob o julgo da Lei de Moises sem pertencer realmente a Igreja,

    Atos 15> 1-2Enquanto Paulo e Bornaví estavam em Antioquia da Syria, chegaram alguns homens da Jude-s que começaram a ensinar aos crentes que não se poderiam salvar se não obedecessem ao costume Jude-s da circuncisão ensinado por Moises.

    Todos estes testos referem-se a práticas inerentes aos Santos. Que de alguma forma perturbavam os renascidos da Nova Aliança. Não é o fato destes textos estarem registrados na Bíblia que devemos tomar como Doutrina.

    O que Paulo está referindo-se é que alguns já naquela época Batizavam-se em lugar de alguém que já morreu. Paulo utiliza-se do conhecimento dessa prática inerente a Igreja, para continuar falando sobre a RRESSURREIÇÃO DOS MORTOS.

    Repaem amados que o tema principal aqui não é BATISMO e sim RESSURREIÇÃO.
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    Mensagem por Irineu Sáb 09 maio 2009, 12:50

    Pereira,

    A carta de Paulo é dirigida aos santos de Corinto que estavam com dificuldades em continuar a crer na ressurreição de Jesus.

    A referência que Paulo faz ao batismo em favor dos mortos é exatamente para chamar à atenção deles em relação a ressurreição.

    Algo fácil de entender: Se eles – e a referencia é para os membros da Igreja, em Corinto – não estavam acreditando mais na ressurreição, por que eles então se batizavam pelos mortos, se os mortos não iriam mais ressuscitar, como estavam crendo?

    Essa era a "grande contradição" que Paulo utilizou para os santos de Corinto.

    Sendo que a primeira direção da questão, a dúvida em relação a ressurreição, é para os coríntios, por que a segunda direção, a saber, o batismo que eles faziam em favor de seus mortos – não seria? Não tem como dividir a frase nessa situação.

    Paulo está escrevendo diretamente aos membros da Igreja em Corinto e usa a ordenança do batismo em favor dos mortos para contrastar com a dúvida que eles estavam tendo em relação à ressurreição.

    Paulo, com toda a sua sapiência, capacidade argumentativa e conhecida índole, jamais se valeria de uma prática errada para realçar uma verdade.

    Quanto a outras pessoas que expulsavam demônios, isso era uma prática comum entre os judeus, inclusive, na época de Cristo. Os historiadores e pesquisadores relatam que naquela época, vários eram os mágicos e exorcistas que operavam entre o povo com até certo sucesso.

    Atos 15, 1-2 não tem analogia com Cor. 15, 29, pois nesse caso Paulo e Barnabé claramente reprovavam tal atitude, o que não ocorre na sua (Paulo) carta aos membros de Corinto. Aliás, bem ao contrário, Paulo usa a ordenança do batismo em favor dos mortos como argumento pró-ressurreição.

    O tema do cap. 15 de I Cor. sem dúvida é a ressurreição, todavia, ainda assim, Paulo argumenta em favor dela referindo-se ao batismo em favor dos mortos, até porque batismo e ressurreição são temas afins e conseqüentes utilizados em analogias e construções semânticas pelo mesmo Paulo em outras de suas cartas apostólicas.

    Sds.

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    Mensagem por Pereira Sáb 09 maio 2009, 13:35

    Dim amado entendendo perfeitamente sua lógica, entretanto no que diz respeito aos ensinos de Paulo a lógia peca, Veja que noutro ensino o Mesmo Paulo diz: Como disse outro dos vossos poetas, 'somos deuses'

    Por que Paulo cita um pensamento corrente daquela epoca de certa forma argumentando novamente sobre coisas espirituais não creio que deveriamos agora tomar estas palavras como doutrna a ser ensinada na Igreja.

    Da mesma forma, o fato dele citar o batismo de mortos que aparentemente era praticado por alguma corrente religiosa daquela época não prova que a Igreja primitiva dedicava-se a tal práticaque tão pouco devemos tornar esta citação cmo doutrina ensinada pelo Mestre.
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    Mensagem por Irineu Seg 11 maio 2009, 08:37

    Pereira,

    O uso da expressão "Deuses" de forma alguma é estranha as escrituras. Além disso, o uso que Paulo fez foi perfeitamente coerente na conversa com os gregos.

    Outrossim, poderia me informar a escritura que que relaciona "poeta e deuses", usada por Paulo, como sugeriu na sua última postagem?

    sds.

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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Pereira Dom 24 maio 2009, 12:35

    Amado Irineu.

    Está em Atos 17:28'Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos!' Como disse outro dos vossos poetas, 'somos deuses'
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    A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação? - Página 5 Empty Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

    Mensagem por Irineu Seg 25 maio 2009, 07:52

    Pereira,

    Em qual versão (tradução) você encontrou a palavra "deuses" inserida, de atos 17,28?

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