F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

Compartilhe

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Número de Mensagens : 4296

Re: A Ordenança do Batismo é Essencial para a Salvação?

Mensagem por Norberto em Ter 06 Jan 2009, 17:50

.
Leonei, a história é bonita, mas não é um caso de um recém nascido.

Frei Leonei
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 134

Mensagem por Frei Leonei em Ter 06 Jan 2009, 18:22

Ta certo, primissa maior descatada. Mas ainda temos outro argumento.

Os pais dão aos filhos o que de melhor possuem, se a fé não é algo bom, então para que serve, será que não podem eles mesmos emprestar a fé para o recém nascido, ou então se a fé deles não é suficiente, será que a Igreja, comunidade de fiéis não lhe empresta sua fé? Que pena que as crianças não façam parte das nações, que pena que não tenham nenhuma fé. Isso não é incensibilidade espiritual dos irmãos?

Pr. Francisco Belvedere
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 459
Cidade/Estado : PR
Religião : Protestante
Igreja : Metodista
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 285

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Ter 06 Jan 2009, 18:26

Bem, vou jogar aqui uma questão para or irmão credobatistas:

As crianças vão para o inferno, caso morram? A Bíblia diz:
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” ( Marcos 16:15-16)

Se crer é a condição, lavando esse texto a ferro e fogo como fazem com o Batismo, então terão de colocar as crianças no inferno. Ai vão me citar esse texto:
Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais, porque dos tais é o reino dos céus.” Marcos 10:14

Por isso mesmo, que Batizo Criançãs, pois nessa condição ela é mais digna de receber o Batismo do que eu e vc. Se ela pode ser Salva sem Crer, então pode ser batizada tb. A condição é a mesma. Pois faz parta da Igreja Invisivel, não há pq excui-las da Igreja visível.
Frei Leonei
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 134
Cidade/Estado : Palhoça Santa Catarina
Religião : Católica Apostólica Romana
Igreja : Católica
Pontos de participação : 62

Mensagem por Frei Leonei em Ter 06 Jan 2009, 18:34

O batismo lava da culpa original. O problema é que alguns não acreditam na culpa original, há muitos problemas a serem resolvidos antes que todos os evangélicos e protestantes optem pelo batismo infantil. Opa, disse todos, pois pelo que noto não há um concenso entre vós sobre isso. Eu ficaria muito feliz que todos os irmãos tivessem o mesmo parecer sobre esta questão. Afinal, agora me surgiu uma dúvida, é possível saber se a maioria ou minoria dos evangélicos crê no batismo infantil. O medo da morte sem o batismo deve ter sido uma argumentação forte no batismo dos infantes. Mas tb haviam os espertos que só queriam o batismo quando estavam morrendo, assim tinham maior possibilidade de alcançar o Reino.

Pr. Francisco Belvedere
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 459
Cidade/Estado : PR
Religião : Protestante
Igreja : Metodista
Pontos de participação : 285

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Ter 06 Jan 2009, 18:40

No Brasil, a minoria Batiza Crianças, pois a miaria dos evangelicos do Brasil são pentecostais de origem Batista e Batistas.

Já em outros paises eistem Igreja Pentecostais de origem Metodista, Presbiteriana etc, e vc encontra igrejas pentecostais que batiza crianças. Ex. Igreja Metodista Pentecostal do Chile e Igreja do Nazareno dos EUA (não tenho certeza, mas recebei essa informação).
Irineu
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 89
Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
Religião : Mórmon
Igreja : Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Pontos de participação : 48

Mensagem por Irineu em Qui 08 Jan 2009, 13:05

Valdomiro escreveu:Irineu,

Concordo, claro, que os mandamentos devem ser seguidos, mas os mesmos precisam ser contextualizados. Por exemplo, Mt. 5.29 "Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno."
O mandamento é arrancar. Mas em qual contexto esse mandamento se encaixa? A ordem é ser batizado, mas em qual contexto isto se aplica?

Na Paz!
Valdomiro.

Valdomiro,

Nesse texto que citou, dá para entender que Cristo falou de forma conotativa e não denotativa, mas no "Aquele que crer e for batizado será salvo" creio que não existe margem alguma para entender diferente do que o texto literalmente expressa. Para corroborar ainda temos o "Ide e batizai em todas as nações"... Batismo de Jesus... Batismo de Paulo, mesmo depois do "encontro com Cristo"... Os batismos que os Apóstolos de Cristo faziam sob a autoridade e vistas de Jesus... As palavras ecoantes de Pedro, na festa de pentecostes: "Sede vós batizados..."

sds,

Irineu

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1696
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4088

Mensagem por Jefté em Seg 12 Jan 2009, 17:48

Olá Irmãos

Se me permitem, peço ao irmãos que de modo nenhum recebam isso como afronta ou outra coisa qualquer, senão como liberdade, verdade e o amor de Cristo.

Uma livre exposição sobre a fé e a verdade.

Um breve estudo sobre o batismo.

Um abraços!

Em primeiro lugar gostaria de dizer que o batismo nas águas não é o batismo de Jesus. O batismo da água é o batismo de João Batista (aliás, o último dos profetas da lei – o Novo Testamento não começou em João Batista, mas em Cristo).

E quando João aparece batizando e já tinha batizado a muitos, nem mesmo Jesus tinha sequer aparecido para começar Seu ministério (para nossa salvação) e, no entanto, João já tinha batizado talvez a milhares como podemos ver em Marcos 1:5.

Ora, nisso já vemos muito, pois é o Senhor o único quem pode apagar e pagar todos os nossos pecados e nem sequer tinha se manifestado, no entanto João já tinha batizado na água a muitos, inclusive fariseus e saduceus que eram na maioria inimigos de Jesus (Mat. 3:7). E estes fariseus e saduceus (não estou dizendo que sou melhor do que eles), mas para eles era fácil aceitar o batismo de João, mas reconhecer que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo, isso era muitas vezes inaceitável e muito difícil. (João 9:22)

E o próprio João Batista disse o porquê de ele vir batizando com água: "E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água". (João 1:31) Ou seja, João veio batizando com água para que Jesus fosse manifestado (e não para que fôssemos salvos pelo seu batismo) e para preparar ao Senhor um povo bem disposto. (Luc. 1:17c)

E João também disse que batizava com água para o arrependimento (e não para a salvação). (Mat. 3:11a)

E Jesus é o que batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mat. 3:11d - Luc. 3:16d)

E na verdade a Bíblia diz que Jesus nunca batizou a ninguém em água (João 4:1-2).

Ora, era o Senhor quem deveria batizar, pois veio para isso, aliás, Ele era o Único que legitimamente podia batizar (pois Ele veio morrer pelo homem, dar a vida em resgate do homem. Ele é o Senhor, é o Sumo Sacerdote Eterno e é o Cordeiro de Deus) e porque nunca batizou com água?

Bem, apesar de Jesus nunca ter batizado a ninguém em água, muitas vezes vemos o Senhor dizendo para alguém: "Filho (ou filha), vai em paz, a tua fé te salvou" (Mat. 9:22 Mar. 5:34 Mar. 10:52 Luc. 7:50 Luc. 8:48 Luc. 17:19 etc.)

E a outros, o Senhor chegou a dizer: "Filho os teus pecados te são perdoados". (Mat. 9:2 e 5 - Mar. 2:5 e 9 - Luc. 5:20 e 23 - Luc. 7:48 Atos 22:16)

Se o Senhor o salvou naquela hora e disse que estava salvo, é porque estava salvo (acaso Ele não é o Todo-poderoso? e acaso Ele não ia morrer pelo pecador? no seu lugar? para remí-lo?)

E se o Senhor perdoou todos os seus pecados naquela hora é porque todos os seus pecados foram perdoados naquela hora (e quem ia condená-lo, se foi o Senhor quem o justificou – aliás, Ele estava ali para morrer e pagar pelos pecados do pecador).

E Ele os batizou em água? Não! - Batizou-os com o Seu batismo - Seu Nome e Seu poder - pois reconheceram que Ele era o Senhor.

Bom, agora vejamos que o Senhor durante o Seu ministério batizou a vários: Eis o batismo de Jesus:

Jesus batizou o cego - João 9:35-38
Jesus batizou Maria (irmã de Lázaro) João 11:27
Jesus batizou seus discípulos - Mateus 16:13-20
Novamente o mesmo batismo - Marcos 8:27-30
O eunuco em atos foi batizado - Atos 8:37

Paulo em Atos 19:1-6 (encontrou 12 discípulos e soube-se que eles eram somente batizados no batismo de João (e Paulo explicou que o batismo de João era batismo de arrependimento para esperar e crer naquele que havia de vir, que até então nem sequer se sabia o nome) e batizou-os no nome de Jesus - o batismo de Jesus, ou seja, invocando Seu Nome, confessando-O como Senhor (Mat. 10:32-33) (porque agora Jesus já veio e batizamos em Seu Nome) e depois impondo-lhes as mãos foram batizados no Espírito Santo.

Ora, o apóstolo Paulo ensina em Efésios 4:5 que há um só batismo ("Um só Senhor, uma só fé, um só batismo")

E porque ele tornou a batizar os 12 discípulos que tinham sidos batizados no batismo de João?

Claro, porque o batismo de João é o batismo em água (que fora dado antes de Jesus se manifestar). Mas depois que Cristo se manifestou, morreu e ressuscitou, basta eu invocar o Seu Nome e serei salvo, porque o Batismo do Senhor é o de invocar o Seu Nome.. Por isso Paulo os batizou no Nome de Jesus, pois esse é o batismo que salva.

Como ele explicou minuciosamente em Romanos 10:8-10 - "Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação".

O ladrão na cruz ao lado de Cristo, até então, nem sequer sabia as Escrituras. Nem sequer sabia o que é salvação. Nem sequer sabia que existia o Salvador. Nem sequer sabia o que fazer para ser salvo (mas estava ali - desprezível pecador a morrer pelos seus muitos pecados). Mas a seu lado estava o Senhor que veio ao mundo exclusivamente para morrer pelo pecador.

E o ladrão nem sequer sabia que "a palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração".

Mas movido pela fé exclamou: "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino". (Luc. 23:42)

E o Senhor prontamente responde: "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso". (Luc. 23:43)

E agora veremos o batismo de Jesus escrito e determinado no Velho Testamento: Joel 2:32 - Diz: "E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo". (o que o ladrão na cruz fez, e não havia outro meio, senão invocar o Senhor, pedindo-lhe misericórdia)

Ora, o Senhor não veio morrer por mim, no meu lugar e pagar e apagar todos os meus pecados?

E depois que o Senhor fez tudo isso por mim, o que eu preciso fazer?

Preciso: Invocar o Seu nome; porque só invocarei o Seu nome se eu crer; se eu não crer nunca O invocarei.

Como diz Paulo em Romanos 10:14a "Como pois, invocarão aquele em quem não creram?"

E Romanos 10:13 diz: "Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo".

E depois que eu invocar o Nome do Senhor como aconteceu com o ladrão na cruz. O meu Senhor e Deus, o meu Deus que fez todas as coisas (Jesus criou todas as coisas junto ao Pai) e agora Ele que a todas as coisas criou e até morreu por mim e ressuscitou, para me salvar, se eu O invocar, não serei salvo?

Serei salvo, porque a Escritura diz: "Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo".

Esse é o batismo no Nome de Jesus.
E é isso que São Paulo explicou no capítulo de Romanos 10 - versos 5 a 15.

E em Rom. 10:9-10 diz: "A saber, se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz a confissão para a salvação".
Que a paz de Cristo nos encha, caros irmãos.

Jefté
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Ter 13 Jan 2009, 12:33

.
Prezados participantes e leitores:

O presente tópico foi bloqueado temporariamente, até que um dos moderadores venha analisar o andamento do mesmo, segundo o que dispõe o item 1.1 - Parte II do Regulamento do Fórum, quando será liberado para prosseguimento do debate.

Administrador
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710
Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Mensagem por Devaney em Seg 02 Fev 2009, 19:59

.
Prezados participantes e leitores:

Tópico desbloqueado e liberado para novas postagens, após esclarecimentos obtidos.

Graça e Paz,
Moderador Devaney
Regis
- Iniciante -
- Iniciante -

Número de Mensagens : 13
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Religião : protestante
Igreja : Cristo vive
Pontos de participação : 11

Mensagem por Regis em Sex 27 Mar 2009, 23:50

Não é indispensável para a salvação.

Samuel Matos
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 371
Cidade/Estado : SP
Igreja : Assembléia
Pontos de participação : 388

Mensagem por Samuel Matos em Seg 30 Mar 2009, 10:02

Jefté,

Muito bom o estudo, eu acredito que o batismo é um simbolismo, é um ato onde você diz, Adeus mundo, se o que nos purifica é o sangue de Jesus, não tem o porque acreditar que só quem é batizado será salvo.

Até porque em algumas situações não é possível que isso aconteça, como por exemplo o ladrão na cruz.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Ter 07 Abr 2009, 19:14

Obigado Samuel

Creio piamente, irmão, que o pecador é salvo quando esse tem um encontro pela fé com Cristo. Isso se dá quando uma alma ouve o evangelho e é levada a invocar o nome de Jesus confessando-o.
Esse é um ato de fé, como está escrito: "Como invocarão aquele em quem não creram?".
E quando alguém invoca o Nome do Senhor crendo, cumpre-se o que diz: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". (Rom. 10:13)
Amém!
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1100
Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856

Mensagem por Pereira em Seg 04 Maio 2009, 22:03

Amado,

O Batismo em águas com certeza é o Batismo do Messias.

Este batismo com certeza não salva.
Devemos ser batizados não para srmos salvos e sim por que fomos salvos.

A salvação e por fé. A imersão é a manifestação visível que simboliza aquilo que realmente aconteceu quando cremos. MOrremos para o mundo e ressucitamos para o Altíssimo.
Irineu
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Irineu em Qui 07 Maio 2009, 07:38

Nogueira,

Enquanto você afirma: "Esse batismo com certeza não salva", Jesus, o autor dessa salvação, e certamente o melhor para ensinar sobre esse assunto, disse: "Aquele que crer e for batizado será salvo".

sds.

Irineu

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Qui 07 Maio 2009, 09:38

Olá Irineu

Tudo bom?
Tenho uma indagação a fazer?
Você considera o batismo nas águas primordial para salvação pelo fato de Jesus ter sido batizado nas águas por João Batista, não é?
Embora o Senhor em seu ministério não ter utilizado esse batismo em ninguém.
O que você quer dizer com isso é que Jesus foi salvo quando se batizou nas águas?
Se Jesus é o Salvador, e foi batizado com esse batismo já chama atenção a esse batismo, pois o Senhor nunca foi perdido.
E se Ele nunca foi perdido e se batizou nas águas, por que Ele sendo sabedor de todas as coisas nunca batizou em águas aos perdidos que se chegaram a Ele?
Será que o Senhor falhou em nos ensinar?
Será que Aquele que pagou tributo a Cesar; que trabalhou de carpinteiro; limpou leprosos e os mandava mostrar-se aos sacerdotes; lavou os pés aos discípulos, mas não batizou em água; sendo Ele o Príncipe e o Autor da salvação de todos, por que não batizou uma só vez em água a um pecador?
Aí está a questão que põe em cheque esse dogma do batismo das águas como essencial p/ a salvação.
Ora, Deus Pai e o Espírito Santo estavam em plena Unidade com Cristo.
Como diz: "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo..."
Isto significa que tudo o que Deus tinha para nos ensinar, nos ensinou em Cristo.
Aquele que o mundo jamais viu nem pode ver desceu até nós para nos amar e nos ensinar pessoalmente tudo o que concerne à verdade e à salvação.
E por que o Senhor não batizou com água?
Fica essa indagação para todos descobrirem o por quê, já que o evangelho que ensinamos é o de Cristo.
Já que os que estudam os evangelhos não crêem no que diz Romanos 10:9-10.
Já que os que estudam os evangelhos não crêem no que diz Romanos 10:13 - Joel 2:32 - Atos 2:21.
Já que os que estudam os evangelhos não crêem que o Senhor no seu ministério salvou a muitos sem tê-los batizado nas águas, pois Ele não necessita dela (água) p/ salvar.
Ora, o Senhor a tudo faz perfeito, o Senhor nunca erra, o Senhor nunca falha mas não batizou em água. Mas a muitos salvou. (Mat. 9:22, Mar. 10:52, Luc. 19:9 Luc. 23:43 etc.)
Irineu
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Irineu em Qui 07 Maio 2009, 10:17

Jefté,

Não, não considero o batismo essencial a salvação porque Jesus batizou-se. A resposta a "essencialidade" do batismo como tenho repetidas vezes dito aqui é devido a ordem de Jesus, a um mandamento ditado pelo próprio autor e consumador dessa salvação. E além disso, seguido, cumprido por seus Apóstolos como as escrituras registram.

Jesus - não eu - disse: "Aquele que crer e FOR BATIZADO será salvo".

Algo, Jefté, simples de entender, que não dá margem a nenhuma dúbia interpretação. Sentença direta do Salvador.

O que me causa espanto é como se tenta "interpretar" algo tão simples, direto, conclusivo e ordenado por Cristo como Suas palavras "... E FOR BATIZADO será SALVO".

sds.

Irineu

Samuel Matos
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 371
Cidade/Estado : SP
Igreja : Assembléia
Pontos de participação : 388

Mensagem por Samuel Matos em Qui 07 Maio 2009, 10:50

Irineu, Aquele que crer tem que se batizar, em qual lugar está dizendo que eu posso me batizar por aquele que creu?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 21 Nov 2017, 10:06