F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


    Não vim destruir a lei... Não vim ab-rogar, mas cumprir

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Não vim destruir a lei... Não vim ab-rogar, mas cumprir Empty Não vim destruir a lei... Não vim ab-rogar, mas cumprir

    Mensagem por Jefté Dom 07 Mar 2010, 21:05

    .
    Por: Jefté

    A lei foi dada por Moises, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo – João 1:17

    “Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”. (Jo. 18:37)
    Também disse: “Não cuideis que vim destruir a lei e os profetas, não vim ab-rogar, mas cumprir”. (Mat. 5:17)

    Ora, Jesus veio ao mundo cumprir a lei; cumprir a verdade! a verdade de Deus! A verdade das Escrituras! (Daniel 10:21a.)
    Conforme diz: “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos.“ (Tito 1:2)
    E também para manifestá-la, trazê-la à luz; conforme Ele diz: “Eu sou a Verdade”.
    “Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento; Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta. (Heb. 6:17-18a).
    Jesus disse: Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
    Então, nosso Senhor Jesus Cristo veio ao mundo cumprir tudo o que se estava escrito na lei, nos profetas e nos salmos, através de todos os que anunciaram pelo Espírito Santo, as promessas de Deus para com os homens:
    • De que Ele haveria de remi-los dos seus pecados (Sal. 49:15 – Sal. 130:8 – Is. 49:25 – Os. 13:14 - Tit. 2:14);
    • De dar-lhes a completa paz (Sal. 85:10 – Sal. 119:165 – Is. 9:6-7 – Is. 26:12 – Is. 32:17-18 – Is. 55:12 – Is. 54:10-13 – Is.57:19 – Ez. 37:26),
    • De tirar-lhes do aguilhão da morte, dos grilhões e jugo de Satanás (Jer. 30:8 – Sal. 107:10-20).
    • Como diz Isaias: “Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o Senhor o disse.” (Is. 25:8 )

    Então conforme disse o Senhor: “Não cuideis que vim destruir a lei e os profetas, não vim ab-rogar, mas cumprir”.
    Ao mesmo tempo que o Espírito Santo, anunciava na Lei a promessa de Deus aos homens: do Salvador, do Messias.
    Também expressava na mesma Lei, o clamor dos homens a Deus, ao seu perdão e à sua misericórdia para com eles.
    Então, vem o Senhor: o Messias, o Verbo, o Salvador, Filho Unigênito de Deus –
    A resposta do Altíssimo ao clamor de toda a Lei.
    A resposta a tudo o que Deus anunciou pela Lei aos homens (promessas de Deus).
    E a resposta aos homens em relação a Deus (quando clamavam pela Sua misericórdia e justiça, e pela redenção e salvação - nisso se inclui até o sangue de Abel).
    E nasceu Jesus, pequenino, pobre, humilde e simples; nascido numa manjedoura. (Mat. 13:17)
    Aquele pequenino, completamente desconhecido dos judeus e da humanidade era a plena resposta do Deus Altíssimo à sua criação, ao homem.
    Aquele pequenino nascido na manjedoura era a Grande manifestação do Amor de Deus!
    Aquele pequenino era o Pleno Amor de Deus!
    Para e manifestar-lhes, para dar-lhes, de uma vez por todas, a mais grandiosa promessa, a que tem em si mesma todas as promessas; e que é o próprio Deus: Cristo. Amém!


    Então dentre muitas coisas anunciadas na lei que haveria de cumprir-se, temos em Gênesis 3:15:
    “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente (Satanás) e a sua semente; esta (Cristo, semente da mulher) te ferirá a cabeça, e tu (Satanás) lhe ferirás o calcanhar.”
    Ora, segundo as Escrituras, são palavras proferidas pelo próprio Deus quando se relacionava com o homem no início, imediatamente após o pecado entrar no mundo. E foram ditas a Satanás – anunciando que Deus Criador, suscitaria uma semente da mulher que haveria de pisar a cabeça de Satanás. Amém.

    Vejamos algumas:
    O Senhor diz a Abraão: “E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra”. (Gen. 26:4)
    Também a Abraão: “Em Isaque será chamada a tua descendência”. (Gen. 21:12)
    A Isaque: “E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.” (Gen. 25:23)
    E Jacó diz: “Judá, a ti te louvarão os teus irmãos;” (Gen. 49:8a) . E outra vez: “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.” (Gen. 49:10)
    Moisés diz: “O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis”. (Deut. 18:15)
    Foi dito da parte do Senhor a Davi: “Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho”. (II Sam. 7:12-14a)
    Jó diz: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó. 19:25)
    Isaias diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Is. 9:6)


    Um pequeno exemplo, dentre tantas promessas, feitas por Deus na lei, e que o Senhor veio cumprir:

    1) Promessas de Deus p/ com os homens;
    E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gen. 3:15)
    E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante. (Is. 54:13)
    “A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus. Também o SENHOR dará o que é bom, e a nossa terra dará o seu fruto. A justiça irá adiante dele, e nos porá no caminho das suas pisadas.” (Sal. 85:10-13)
    “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Is. 53:5)
    Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! (IS. 52:7)
    “E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre. (Is. 32:17)
    Ou que se apodere da minha força, e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo.“ (Is. 27:5)
    “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (IS. 9:6)
    “Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. “ (Os. 6:2)
    “E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. “(EZ. 37:26a)
    “Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.” (Os. 13:14)


    2) Clamores dos homens perante o Senhor na lei:
    Oh se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel... (Sal. 14:7a)
    O sangue do teu irmão clama a mim desde a terra... (Gen.4:10)
    Porque eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra...(Jó 19:25)
    Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? (Sal. 13:1)
    Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo? (Sal. 13:2) (lembrando que esse inimigo não é apenas o homem – o pior e maior inimigo do homem se chama Satanás!)
    Senhor, até quando verás isto? Resgata a minha alma das suas assolações, e a minha predileta dos leões. (Sal. 35:17)
    Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. (Sal. 51:1)

    Então na Lei diz: do Salvador, do messias: de suas fraquezas, de suas aflições, do seu vitupério, da sua glória, do seu poder, e da Sua ressurreição (a qual o Senhor havia de introduzir no mundo pela Sua morte):

    Das fraquezas do Messias:

    “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?” (Sal. 22:1)
    Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.
    Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude. Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam. Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge. Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. (Sal. 22:11-15)
    Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. (Zac. 9:9)
    Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
    (Zac. 11:12)


    do Vitupério

    Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. (Sal. 22:18 )
    Mas eu, como surdo, não ouvia, e era como mudo, que não abre a boca. (Sal. 38:13)
    Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. (Sal. 41:9)
    Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar. (João 13:18 )
    Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer. (Sal. 22:7-8 )
    Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens. (Is. 52:14)
    Não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
    Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. (Is. 53:2b-3)
    E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. (Is. 53:9)

    das Aflições

    Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. (Sal. 22:16)
    Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre. (Sal. 69:21)
    Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber. E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber. (Mat. 27:34, 48 )
    As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam. (Is. 50:6)
    Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Is. 53:5)
    Mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. (Is. 53:6c)
    Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. (Is. 53:7)
    Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. (Is. 53:8 )
    O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. (Heb. 5:7)

    da Glória

    Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. (Sal. 2:7)
    Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. (Sal. 16:9)
    Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra. (Sal. 34:20)
    Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado. (João 19:36)
    Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. (Salmos 110)
    Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. (Is. 7:14)
    Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem a tua salvação; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua obra diante dele. (Is. 62:11)
    Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. (Is. 52:13)
    Quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. (Is. 53:10b)
    Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. (Is. 53:11)
    Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. (Is. 53:12)
    Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. (Sal. 16:10)


    do Poder

    Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; (Dan. 9:25a)
    Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles. (Sal, 68:18 )
    Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. (Ef. 4:8-10)
    Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse. (Isaías 25.8 )
    Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. (Is. 53:12b)
    Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. (Os. 6:2)
    Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. (Dan. 7:13-14)
    E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda. (Apc. 14:14)
    Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. (Mat. 26:64)


    Da Ressurreição

    Oséias 6.2
    Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
    Salmos 16:9-10
    Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
    Da qual ressurreição os homens também participariam:
    Daniel 12.2
    E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
    Isaías 26.19
    Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.

    Então, assim se entende a expressão de Cristo em Mateus 5:17

    “Não cuideis que vim destruir a lei e os profetas, não vim ab-rogar, mas cumprir”.
    Amém!

      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 06:34