Extraido do Livro - As Festas Biblicas
De Shaul Bent'sion
Imagine agora a volta do Messias. Nenhum evento é mais esperado pelos seguidores de Yeshua do que o Seu retorno e seu reinado milenar. Pois é, agora eu lhe pergunto: o que você daria para assistir (espiritualmente) a um "trailer" do Reino do Messias? Sabia que Elohim providenciou este trailer?
O dia do Shabat do Eterno é justamente isto: um dia que foi abençoado por Ele
para ser o dia de refrigério físico e espiritual! Quando buscamos a Elohim no
Shabat, sentimo_nos como que no Milênio do Messias. É uma sensação
espiritual quase indescritível! Vamos ver o que dizem as Escrituras a respeito do Shabat.
"Se você não profanar o Shabat e para não fazer o que bem
quiser em meu dia santo; se você chamar delícia o Shabat e
honroso o santo dia de YHWH, e se honrá_lo deixando de
seguir o seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de
falar futilidades, então você terá em YHWH a sua alegria& "
(Yesha'yahu / Isaías 58:13,14a)
Instituído por YHWH (ELOHIM): Gen 2:3
Bases para sua instituição: Gen 2:2,3 & Ex 20:11
O sétimo dia Judaico é o Shabat: Ex 20:9_11
Foi eito para o homem: Mc 2:27
YHWH abençoou o Shabat: Gen 2:3 & Ex 20:11
YHWH santificou o Shabat: Gen 2:3 & Ex 31:15
O Shabat como o terceiro dos 10 Mandamentos: Ex 20:11
YHWH ordena o seu comprimento: Lev 19:3,30
YHWH ordena que o Shabat seja santificado: Ex 20:8
É observado como lembrança da bondade de YHWH: De 5:15
YHWH mostra o seu favor ao apontá_lo: Ne 9:14
YHWH mostra consideração e bondade ao apontá_lo: Ex 23:12
É um sinal da Aliança entre YHWH e o Seu povo: Ex 31:13,17
É sombra do milênio que há de vir: Hb 4:4,9
Yeshua é o Senhor do Shabat: Mc 2:28
Yeshua observava o Shabat: Lc 4:16
Yeshua ensinava a Palavra do Eterno no Shabat: Lc 4:31; 6:6
Servos e animais devem também ser permitidos de descansar no
Shabat: Ex 20:10 & Dt 5:14
Nenhum tipo de trabalho deve ser feito no Shabat:
Ex 20:10 & Lev 23:3
Não se deve fazer comercio algum no Shabat: Ne 10:31; 13:15_17
Não se deve carregar peso no Shabat: Ne 13:19 & Jer 17:21
Deve haver adoração a YHWH no Shabat: Eze 46:3 & At 16:13
As escrituras devem ser lidas no Shabat: At 13:27; 15:21
A palavra de Elohim deve ser pregada no Shabat:
At 13:14,15,44; 17:2 & 18:4
Trabalhos religiosos são permitidos no Shabat:
Nu 28:9; Mt 12:5 & Jo 7:23
Trabalhos de bondade e misericórdia são permitidos no Shabat:
Mt 12:12; 13:16 & Jo 9:14
Suprir necessidades físicas é permitido no Shabat:
Mt 12:1; Lc 13:15; 14:1
O Shabat é chamado de Shabat do Senhor:
Ex 20:10; Lev 23:3; De 5:14
O Shabat é chamado de Shabat de descanso: Ex 31:15
O Shabat é chamado de Descanso Sagrado: Ex 16:23
O Shabat é chamado de Santo Dia do Senhor: Isa 58:13
O Shabat é chamado de Dia do Senhor: Ap 1:10
Os escolhidos de Elohim observam o Shabat: Ne 13:22
Os escolhidos honram a Elohim ao observar o Shabat: Isa 58:13
Os escolhidos se alegram no Shabat: Sl 118:24; Isa 58:13
Os escolhidos testificam contra aquele que profana o Shabat:
Ne 13:15_18,20,21; Jer 17:27
A observância do Shabat é perpétua: Ex 31:16,17; Mt 5:17,18
Somos abençoados se honrarmos o Shabat: Isa 58:13,14
Somos abençoados se guardarmos o Shabat: Isa 56:2,6
Os ímpios profanam o Shabat:
Isa 56:2; Eze 20:13,16 ;Ne 13:17; Eze 22:8
Os ímpios acham o Shabat um fardo: Amo 8:5
Os ímpios escondem os seus olhos do Shabat: Eze 22:26
Os ímpios fazem o que bem entendem no Shabat: Isa 58:13
Os ímpios carregam fardo no Shabat: Ne 13:15
Os ímpios trabalham no Shabat: Ne 13:15
Os ímpios guardam o Shabat pelo motivo errado: Lc 13:14; Jo 9:16
O exemplo de Moshe Rabeinu (Moisés, nosso Professor):
Nu 15:32_34
O exemplo de Nehemiah: Ne 13:15,21
O exemplo das mulheres que seguiam a Yeshua: Lc 23:56
O exemplo do Rav. Shaul (PAULO): At 13:14
O exemplo dos discípulos: At 16:13
O exemplo de Yochanan (João): Ap 1:10
Os exemplos de profanação do Shabat:
Ex 16:27; Nu 15:32; Ne 13:16; & Jer 17:21_23
Os escolhidos testificam contra aquele que profana o Shabat:
Ne 13:15_18,20,21; Jer 17:27
A observância do Shabat é perpétua: Ex 31:16,17; Mt 5:17,18
Somos abençoados se honrarmos o Shabat: Isa 58:13,14
Somos abençoados se guardarmos o Shabat: Isa 56:2,6
Os ímpios profanam o Shabat:
Isa 56:2; Eze 20:13,16 ;Ne 13:17; Eze 22:8
Os ímpios acham o Shabat um fardo: Amo 8:5
Os ímpios escondem os seus olhos do Shabat: Eze 22:26
Os ímpios fazem o que bem entendem no Shabat: Isa 58:13
Os ímpios carregam fardo no Shabat: Ne 13:15
Os ímpios trabalham no Shabat: Ne 13:15
Os ímpios guardam o Shabat pelo motivo errado: Lc 13:14; Jo 9:16
O exemplo de Moshe Rabeinu (Moisés, nosso Professor):
Nu 15:32_34
O exemplo de Nehemiah: Ne 13:15,21
O exemplo das mulheres que seguiam a Yeshua: Lc 23:56
O exemplo do Rav. Sha_ul (PAULO): At 13:14
O exemplo dos discípulos: At 16:13
O exemplo de Yochanan (João): Ap 1:10
Os exemplos de profanação do Shabat:
Ex 16:27; Nu 15:32; Ne 13:16; & Jer 17:21_23
Por boa parte da minha vida, eu vivi em um ambiente que exaltava o domingo como sendo "O Dia do Senhor" e como sendo o "Sábado Cristão". Era tudo o que eu conhecia naquela época, e meu avô como uma boa pessoa se esforçava por estabelecer o domingo como um dia santo,proibindo que brincássemos e lêssemos quadrinhos (isto era antes dos dias da televisão) na casa dele.
Contudo, isso não "colava" com ninguém da família. Talvez através da
misericórdia do Altíssimo, pois éramos judeus assimilados e a restauração dEle
estava chegando até nós. De qualquer forma, o domingo nunca nos pareceu um
dia santo. Era especial somente porque nos vestíamos bem e dávamos grande
importância à ida à igreja. Fora isso, como criança eu me lembro do domingo
basicamente como um dia chato.
Não me entendam mal, eu gostava de adorar a Elohim desde o início da minha
infância, mas eu descobri que eu gostava de comunhão com o Altíssimo praticamente da mesma forma todos os dias. O domingo não era um dia em que havia mais da presença dEle na minha vida do que qualquer outro dia.
Quando eu cresci, e respondi o chamado ao ministério e a uma educação superior, eu fui informado sobre todas as supostas razões pelas quais o Shabat
do sétimo dia fora substituído pelo domingo. Eu tentei aceitar o pensamento da
maioria. Mas não adiantou. Em vinte anos de ministério no Protestantismo, eu
nunca disse uma palavra no sermão sobre a validade do domingo como Shabat.
Eu simplesmente não acreditava nisso no fundo do coração.
Logo no início do meu ministério, eu vim a aceitar pela fé que o Criador do
Universo nunca muda, conforme a Sua Palavra declara (Malaquias 3:6). Esta
doutrina compreende tudo a respeito da obra de nosso Criador.
Finalmente, eu percebi que foi a Sua Palavra que não somente criou todas as
coisas, mas também que é permanentemente ativa em manter todas as coisas
juntas (Col. 1:16_17). Tudo desde a época da criação está unido e continuará
assim pela vontade dEle. Se o Shabat não existe mais, então nada mais existe. A criação do Shabat no sétimo dia está completamente unida à criação do sol, da lua, das estrelas, da vegetação, dos animais e da humanidade.
O cancelamento do Shabat seria questionar a fidelidade de Elohim.
A crença na anulação do Shabat questiona a fidelidade de Elohim.
Juntamente com a criação material, Elohim criou o tempo, e o tempo era para
ser algo que pertencesse especialmente a Ele. Ao fazer do sétimo dia da criação um dia de descanso das Suas obras, um dia dado à humanidade como um
presente de descanso, Elohim estabeleceu a marcação do tempo.
Ele estava estabelecendo a santidade do tempo. Santo é definido como algo
separado, não_usual, único e especial. Os corpos celestes da lua e do sol marcam o aspecto físico do tempo, mas o Shabat estabelece a santidade de Elohim no tempo, significando o Seu controle exclusivo do tempo.
O Shabat também dá à humanidade o presente especial da permissão de tomar
parte nesta santidade com Elohim ao descansar, assim como Ele descansou no
sétimo dia. Os animais não partilham da mesma percepção de descanso no Shabat. Portanto, somente à humanidade é dada a esperança de comunhão com Elohim em Sua própria natureza, porque Elohim deu o Seu Santo Dia somente à humanidade para conhecer e aproveitar.
O que eu acabei de compartilhar é somente a pontinha do iceberg. Porém, é
suficiente para que qualquer um saiba sem sombra de dúvida que nem o domingo, nem qualquer outro dia, pode se tornar o Shabat. Primeiramente,
para algo substituir o Shabat seria necessário que fosse semelhante àquilo que
está substituindo. Deveria pelo menos saber o que se está substituindo.
Pense num time de futebol que decida substituir um goleiro por outro. O time
não irá colocar um atacante naquele lugar. Ao invés disso, o time substituirá um goleiro por alguém que saiba agarrar.
Então, uma observância do domingo não teria que ter as mesmas qualidades do
dia que está substituindo, se de fato substitui o Shabat? Por que é que o
domingo não é ensinado como tendo nenhuma das qualidades do Shabat?? Por
que o domingo não é honrado por aqueles que dizem que o observam?
Mas a questão principal é:
"Por que o Shabat do sétimo dia não é observado ou
honrado pela maioria daqueles que dizem seguir a Elohim?"
MENTIRA Nº1: NÃO PRECISAMOS MAIS DE UM DESCANSO SABÁTICO
Alguns dizem que não precisamos mais de um descanso sabático.
Mas isto não é verdade, pois nossos corpos ainda precisam descansar. Mas
mesmo que fosse assim, o Shabat não é baseado na nossa necessidade, pois
Elohim não descansou porque Ele estava cansado, mas sim para apreciar a Sua
obra. Será que o Criador não quer mais que a Sua obra seja apreciada?Na realidade, Hebreus 4:9:
"Ainda existe um descanso, o Shabat, para o povo de
Elohim."
O Messias disse que Ele é "Senhor do Shabat" (Mt. 12:8 ). Agora, uma vez que
Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre, e Ele é o Elohim dos vivos e não dos
mortos, então é bem natural que o Shabat permaneça hoje. Alguém poderia
também postular que se Elohim não cumpre a Sua promessa a respeito da
criação do Shabat, então seria prudente que nós nos preocupássemos todas as
manhãs com se o sol levantará ou não.
Eu ouvi uma pessoa dizendo: "Mas o Shabat foi feito para o homem". Disse
bem! Portanto o Altíssimo lhe deu um presente dEle, na realidade, uma parte da
Sua própria santidade. Ah, e não se esqueça:
"Os dons e chamados de Elohim não têm retorno_
(Rom. 11:29).
Portanto a sua afirmação só prova a continuidade do Shabat. Outra pessoa
poderia dizer: "Bem, se o Shabat é um presente, então eu posso fazer com ele o
que eu quiser." Eu diria a essa pessoa: "Seria sensato não jogar os presentes de Elohim no lixo! Não faça aos outros, aquilo que você não gostaria que fizessem com você."
Quantas vezes você fez algo por alguém que você ama, mesmo não tendo
vontade?
_Por que alguém que ama a Elohim não faria aquilo que Ele
ama?
MENTIRA Nº 2: O MESSIAS QUEBROU O SHABAT
Por muito tempo, as pessoas têm sido enganadas a pensar que o Messias Yeshua quebrou o Shabat a fim de nos mostrar que estamos livres do Shabat.
Todo o conceito do Messias quebrando o Shabat é uma blasfêmia e uma afronta ao Altíssimo. É um conceito que nasceu da ignorância e da rebelião.
Por que alguém iria querer ser "livre" de um presente de Elohim? Na realidade,
o Messias afirmou o Shabat com as coisas que Ele fez e só realizou aquelas
obras que eram permitidas no Shabat.
Os seus críticos vieram contra Ele com as tradições correntes acerca da
observância do Shabat, que não haviam sido ordenadas na Torá. Elas eram
tradições de homens, e não mandamentos de Elohim.
O Messias Yeshua curou no Shabat porque a cura é uma forma de ser livrado do
esforço, o que é um tema central para o Shabat. Além disso, o Messias Yeshua
nunca cometeu pecado.
Ele nunca quebrou a Torá (i.e. os ensinamentos de Elohim as pessoas traduzem Torá erradamente como "Lei"), que aliás, era a Torá dEle, pois foi Ele
próprio que a escreveu!
MENTIRA Nº 3: O MESSIAS ANULOU O SHABAT AO CUMPRIR A TORÁ
O Messias Yeshua disse:
"Não pense que Eu vim para destruir a Torá. Ao contrário, Eu
vim para torná_la plena." (Mt. 5:17).
Aqui aprendemos que tornar a Torá plena não pode significar cancelá_la, ou
anulá_la. Argumentar que "tornar pleno" ou "cumprir" significa cancelar é uma
lógica furada. Pensar de forma tão ilógica só poderia significar que alguém está
sob algum poder de engano, ou é tolo, desprovido de qualquer razão.
Muitos parecem não ter a habilidade de ver como é simples o que o Messias
está dizendo. Nosso Messias foi claro: "tornar pleno" ou "cumprir" não tem
nada a ver com destruir ou anular, e na realidade significa o oposto de anulação (Ele disse: "ao contrário"). "Tornar pleno" ou "cumprir" significa completar,fazer algo ser inteiro, levar ao máximo, ou prover aquilo que faltava.
O Messias Yeshua veio para se certificar que a Torá teria todos os elementos
nela, principalmente o elemento principal: Sua morte e ressurreição.
Por que o Messias removeria o Shabat com a Sua morte e ressurreição? Qual a
relação entre as duas coisas?
Ninguém jamais me deu uma resposta que fizesse sentido. Certamente,o
Messias nos proveu um descanso espiritual do pecado, um tipo de descanso
sabático dentro da alma. Contudo, isto de forma alguma remove o Shabat do
sétimo dia.
O Shabat foi dado ANTES que o pecado viesse ao mundo, portanto não é em si
mesmo um descanso do pecado.
Por acaso Elohim descansou no sétimo dia do pecado dEle? Dizer que o Shabat
tipifica um descanso do pecado leva à blasfêmia, porque implica em dizer que
Elohim precisava descansar do pecado, então Ele descansou.
É claro que nos Ketuvim Netsarim (O "Novo" Testamento) não encontramos tal
implicação absurda. Isto é uma desculpa disseminada por mentes sem razão.
MENTIRA Nº4: PODEMOS ESCOLHER QUALQUER DIA PARA FAZER O NOSSO SHABAT
O Shabat é o descanso do trabalho dos processos criativos. Elohim parou de
criar no Shabat, então nós também paramos. Quando nossa mente e mãos
param de criar, temos tempo e habilidade para apreciarmos aquilo que foi criado, principalmente pelo Criador.
Somente então estaremos experimentando algo que Ele experimentou. Uma vez que Ele é santo, então a experiência do Seu Shabat é santa. Uma vez
experimentando o Seu Santo Dia, então também tomamos parte na santidade.
O único dia regular da semana que o Altíssimo já santificou foi o sétimo dia (N.do T: do pôr_do_sol de sexta ao pôr_do_sol de sábado). Somente Ele tem poder para decidir que dia é santo. Não importa o quanto tentemos, nós não temos a capacidade de tornarmos um dia santo, porque a santidade não depende de nossas ações.
A santidade é algo que depende exclusivamente da determinação dEle. Muitos
seguidores de Yeshua pensaram e pensam que podem santificar certos dias
religiosos simplesmente pelo poder da celebração naquele dia. Isso é
arrogância e ignorância. Não há em nenhum lugar na Bíblia algo que tenha se
tornado santo, exceto quando é proclamando santo pela boca do "EU SOU."
Portanto, nenhuma pessoa pode escolher qualquer dia que desejar para
celebrar o Shabat, porque somente o sétimo dia é santo. A celebração do descanso sabático em qualquer outro dia é totalmente nula.
C O M O D E V E M O S C E LEB R AR O S H AB A T ?
O Shabat foi feito para ser uma celebração do descanso. Deve ser alegre e
divertido, ao mesmo tempo em que totalmente respeitoso e voltado para o
Altíssimo. Não deve ser uma festa para obtermos nossos próprios desejos egocêntricos. As crianças devem saber que Elohim ama as suas brincadeiras, mas isto deve ser moderado. Não deve haver jejum no Shabat, salvo se for um jejum estendido que ultrapasse uma semana.
Não deve haver trabalho mundano regular no Shabat, especialmente a
construção ou criação de algo com as mãos. Trabalho espiritual, trabalho de
emergência, trabalho de cura, trabalho de proteção, alimentação, trabalho sacerdotal e de guarda (militar e policial) são exceções permitidas, quando não há outra alternativa.
Elohim deseja que usemos o nosso bom_senso. Ele também sabe que em um
mundo que não honra o Shabat, algumas pessoas são forçadas a trabalharem
no Shabat. Alguém que observa o Shabat deve fazer absolutamente tudo o que
estiver ao seu alcance para não trabalharem no Shabat, procurando alternativas
junto aos seus empregadores ou se necessário procurando um novo emprego.
Se a pessoa precisa trabalhar no Shabat para se sustentar, não deve passar
necessidade por causa do Shabat, mas sim deve continuar tentando
alternativas, e orar a respeito, entregando a situação nas mãos de Elohim.
Outros tipos de trabalho que não estão de acordo com o espírito do Shabat:
fazer fogo, fazer comércio (exceto aquilo que é necessário de acordo com as
exceções acima), buscar entretenimento que faça outros trabalharem, ou fazer
qualquer atividade que desrespeite o descanso dos outros, como confusões e
barulhos altos.
No Shabat, deve haver oração, louvor, adoração, leitura das Escrituras, cânticos ao Eterno, e até mesmo danças a Elohim, e devemos falar a outros sobre o Senhor e a Sua Palavra. Ou seja, tudo aquilo que honra ao Altíssimo.
Lembre_se: o sétimo dia é do pôr_do_sol de sexta ao pôr_do_sol de sábado,
porque "o entardecer e a manhã" separavam cada dia, não o nascer do sol ou a
meia_noite.
Em muitos lares de pessoas observantes e em sinagogas, duas velas são acesas
com orações um pouco antes do Shabat, para marcar o seu começo e ajudar a
estabelecer a celebração. Um calendário hebraico/judaico determina o horário
em que cada Shabat começa.
A R EC O MP E N S A DO S H A B A T
Yeshayahu (Isaías) 58 tem sido usado como inspiração para muitos seguidores
de Yeshua, mas é interessante como os últimos versículos têm sido ignorados:
"Se vocês detiverem os seus pés de violarem o Shabat e de
fazerem o que desejarem no Meu santo dia, se você
chamarem ao Shabat de delícia e o Dia de YHWH honorável,
e se o honrarem ao não perseguirem seu próprio caminho e
não fazerem o que desejarem ou falarem palavras vãs, então
vocês se deleitarão [oneg] em YHWH, e Eu os farei
montarem nas alturas da terra e Eu os alimentarei na
herança do seu pai Ya'akov. A boca de YHWH falou."
Repare que de acordo com o profeta, o Santo Dia do Eterno é o Shabat do
sétimo dia. Agora liguemos o acima com o Salmo 37:4, que diz:
"Deleite_se em YHWH, e Ele concederá os desejos do seu
coração"
Todo mundo quer saber como conseguir que o Altíssimo conceda os desejos do coração deles. Deleite_se no Senhor parece bem fácil! Há muitas interpretaçõe mirabolantes sobre o que significa se deleitar no Senhor, mas somente uma
revelação do que isto significa é encontrada nas Escrituras.
Aqui no Salmo 37:4, a palavra "deleitar_se" vem do hebraico "oneg", que é
definido como "tratar como uma delícia". Há muito poucos lugares nas
Escrituras onde a palavra "oneg" é usada.
Assim, por causa da sua raridade, ela nos ajudará a resolver um mistério. Existe um lugar, e somente um, que diz exatamente como se "deleitar no Senhor",
inclusive usando a palavra "oneg".
Aqui está o segredo: O único lugar onde Elohim nos diz o que é nos deleitarmos nEle está justamente em Yeshayahu (Isaías) 58:13,14. Qualquer outra
interpretação sobre "se deleitar no Senhor" é especulação inútil ou imaginação
dos homens. A única forma bíblica de nos deleitarmos no Senhor é honrando e
obedecendo o Shabat do sétimo dia.
A recompensa para fazer isto é "montar nas alturas da terra e se alimentar na
herança" de Ya'akov. Está selado como promessa da "boca do Eterno".
Além disso, é dito no Salmo 37:4 que o único modo que alguém tem a promessa de receber "os desejos do seu coração" é se deleitando no Senhor. Em outras
palavras, se você fizer do Seu Shabat uma delícia, oneg, uma delícia em sua
vida, então você receberá os desejos do seu coração.
Parece que todas as pessoas que verdadeiramente se devotam ao Criador do
Shabat deveriam se esforçar em honrarem o Shabat ao máximo possível, considerando a sua grande recompensa!
Seria bom para qualquer pessoa que estivesse se sentindo com dificuldade para
"montar nas alturas" do favor de Elohim examinar a prática do Shabat.
Faça um teste alinhando esta parte da sua vida com a vontade de Elohim, e veja o que acontece. Creio que você ficará muito satisfeito.
(Poema de Uriah Smith -composto no final do século 19.
Obs: a rima do poema se perde no Português)
Quando apresentamos a Santa Lei do Eterno
E argumentos das Escrituras extraímos
Objetores dizem, para encontrarem defeito
É judaico.'
Apesar de primeiro pelo Altíssimo abençoado
E santificado como Seu dia de descanso
A mesma crença ainda é expressada
É judaico.'
Apesar de com o mundo este descanso ter começado
E portanto através de todas as Escrituras correr
E Yeshua ter dito "Foi feito para o homem"
'É judaico.'
Apesar de não ser de tradições judaicas que passaram
Mas na lei ter sido classificado
Que existirá enquanto o tempo existir,
'É judaico.'
Se da Bíblia nós apresentamos
O significado e a intenção do Shabat,
Isto responde a todos os argumentos
'É judaico.'
Apesar dos discípulos Lucas e Paulo,
Continuarem a chamar este descanso
'O dia do Shabat', isto responde tudo:
'É judaico.'
A simples expressão do professor das boas novas
Que 'o pecado é a violação da Lei'
Não parece causar a menor impressão
'É judaico.'
Eles amam o descanso da invenção do homem,
Mas se o Dia do Senhor nós mencionamos
Isto encerra qualquer contenda:
'É judaico.'
Oh, vocês que assim abusam do Dia do Eterno
Simplesmente por ser observado por judeus
O Salvador, também, vocês devem recusar
Ele é judaico.
As Escrituras, então, podemos esperar
Que pela mesma razão vocês rejeitarão
Porque se vocês se relembrarem
Elas são judaicas.
Assim os apóstolos, também, devem cair
Pois André, Pedro, Thiago e Paulo
Tomé, Mateus, João e todos
Eram judeus.
Portanto recolha_se ao seu estado sem socorro
Em sua própria destruição habite
A salvação, certamente, você rejeitará,
Ela é judaica.
De Shaul Bent'sion
Imagine agora a volta do Messias. Nenhum evento é mais esperado pelos seguidores de Yeshua do que o Seu retorno e seu reinado milenar. Pois é, agora eu lhe pergunto: o que você daria para assistir (espiritualmente) a um "trailer" do Reino do Messias? Sabia que Elohim providenciou este trailer?
O dia do Shabat do Eterno é justamente isto: um dia que foi abençoado por Ele
para ser o dia de refrigério físico e espiritual! Quando buscamos a Elohim no
Shabat, sentimo_nos como que no Milênio do Messias. É uma sensação
espiritual quase indescritível! Vamos ver o que dizem as Escrituras a respeito do Shabat.
"Se você não profanar o Shabat e para não fazer o que bem
quiser em meu dia santo; se você chamar delícia o Shabat e
honroso o santo dia de YHWH, e se honrá_lo deixando de
seguir o seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de
falar futilidades, então você terá em YHWH a sua alegria& "
(Yesha'yahu / Isaías 58:13,14a)
O SHABAT NAS ESCRITURAS
Instituído por YHWH (ELOHIM): Gen 2:3
Bases para sua instituição: Gen 2:2,3 & Ex 20:11
O sétimo dia Judaico é o Shabat: Ex 20:9_11
Foi eito para o homem: Mc 2:27
YHWH abençoou o Shabat: Gen 2:3 & Ex 20:11
YHWH santificou o Shabat: Gen 2:3 & Ex 31:15
O Shabat como o terceiro dos 10 Mandamentos: Ex 20:11
YHWH ordena o seu comprimento: Lev 19:3,30
YHWH ordena que o Shabat seja santificado: Ex 20:8
É observado como lembrança da bondade de YHWH: De 5:15
YHWH mostra o seu favor ao apontá_lo: Ne 9:14
YHWH mostra consideração e bondade ao apontá_lo: Ex 23:12
É um sinal da Aliança entre YHWH e o Seu povo: Ex 31:13,17
É sombra do milênio que há de vir: Hb 4:4,9
Yeshua é o Senhor do Shabat: Mc 2:28
Yeshua observava o Shabat: Lc 4:16
Yeshua ensinava a Palavra do Eterno no Shabat: Lc 4:31; 6:6
Servos e animais devem também ser permitidos de descansar no
Shabat: Ex 20:10 & Dt 5:14
Nenhum tipo de trabalho deve ser feito no Shabat:
Ex 20:10 & Lev 23:3
Não se deve fazer comercio algum no Shabat: Ne 10:31; 13:15_17
Não se deve carregar peso no Shabat: Ne 13:19 & Jer 17:21
Deve haver adoração a YHWH no Shabat: Eze 46:3 & At 16:13
As escrituras devem ser lidas no Shabat: At 13:27; 15:21
A palavra de Elohim deve ser pregada no Shabat:
At 13:14,15,44; 17:2 & 18:4
Trabalhos religiosos são permitidos no Shabat:
Nu 28:9; Mt 12:5 & Jo 7:23
Trabalhos de bondade e misericórdia são permitidos no Shabat:
Mt 12:12; 13:16 & Jo 9:14
Suprir necessidades físicas é permitido no Shabat:
Mt 12:1; Lc 13:15; 14:1
O Shabat é chamado de Shabat do Senhor:
Ex 20:10; Lev 23:3; De 5:14
O Shabat é chamado de Shabat de descanso: Ex 31:15
O Shabat é chamado de Descanso Sagrado: Ex 16:23
O Shabat é chamado de Santo Dia do Senhor: Isa 58:13
O Shabat é chamado de Dia do Senhor: Ap 1:10
Os escolhidos de Elohim observam o Shabat: Ne 13:22
Os escolhidos honram a Elohim ao observar o Shabat: Isa 58:13
Os escolhidos se alegram no Shabat: Sl 118:24; Isa 58:13
Os escolhidos testificam contra aquele que profana o Shabat:
Ne 13:15_18,20,21; Jer 17:27
A observância do Shabat é perpétua: Ex 31:16,17; Mt 5:17,18
Somos abençoados se honrarmos o Shabat: Isa 58:13,14
Somos abençoados se guardarmos o Shabat: Isa 56:2,6
Os ímpios profanam o Shabat:
Isa 56:2; Eze 20:13,16 ;Ne 13:17; Eze 22:8
Os ímpios acham o Shabat um fardo: Amo 8:5
Os ímpios escondem os seus olhos do Shabat: Eze 22:26
Os ímpios fazem o que bem entendem no Shabat: Isa 58:13
Os ímpios carregam fardo no Shabat: Ne 13:15
Os ímpios trabalham no Shabat: Ne 13:15
Os ímpios guardam o Shabat pelo motivo errado: Lc 13:14; Jo 9:16
O exemplo de Moshe Rabeinu (Moisés, nosso Professor):
Nu 15:32_34
O exemplo de Nehemiah: Ne 13:15,21
O exemplo das mulheres que seguiam a Yeshua: Lc 23:56
O exemplo do Rav. Shaul (PAULO): At 13:14
O exemplo dos discípulos: At 16:13
O exemplo de Yochanan (João): Ap 1:10
Os exemplos de profanação do Shabat:
Ex 16:27; Nu 15:32; Ne 13:16; & Jer 17:21_23
Os escolhidos testificam contra aquele que profana o Shabat:
Ne 13:15_18,20,21; Jer 17:27
A observância do Shabat é perpétua: Ex 31:16,17; Mt 5:17,18
Somos abençoados se honrarmos o Shabat: Isa 58:13,14
Somos abençoados se guardarmos o Shabat: Isa 56:2,6
Os ímpios profanam o Shabat:
Isa 56:2; Eze 20:13,16 ;Ne 13:17; Eze 22:8
Os ímpios acham o Shabat um fardo: Amo 8:5
Os ímpios escondem os seus olhos do Shabat: Eze 22:26
Os ímpios fazem o que bem entendem no Shabat: Isa 58:13
Os ímpios carregam fardo no Shabat: Ne 13:15
Os ímpios trabalham no Shabat: Ne 13:15
Os ímpios guardam o Shabat pelo motivo errado: Lc 13:14; Jo 9:16
O exemplo de Moshe Rabeinu (Moisés, nosso Professor):
Nu 15:32_34
O exemplo de Nehemiah: Ne 13:15,21
O exemplo das mulheres que seguiam a Yeshua: Lc 23:56
O exemplo do Rav. Sha_ul (PAULO): At 13:14
O exemplo dos discípulos: At 16:13
O exemplo de Yochanan (João): Ap 1:10
Os exemplos de profanação do Shabat:
Ex 16:27; Nu 15:32; Ne 13:16; & Jer 17:21_23
Por boa parte da minha vida, eu vivi em um ambiente que exaltava o domingo como sendo "O Dia do Senhor" e como sendo o "Sábado Cristão". Era tudo o que eu conhecia naquela época, e meu avô como uma boa pessoa se esforçava por estabelecer o domingo como um dia santo,proibindo que brincássemos e lêssemos quadrinhos (isto era antes dos dias da televisão) na casa dele.
Contudo, isso não "colava" com ninguém da família. Talvez através da
misericórdia do Altíssimo, pois éramos judeus assimilados e a restauração dEle
estava chegando até nós. De qualquer forma, o domingo nunca nos pareceu um
dia santo. Era especial somente porque nos vestíamos bem e dávamos grande
importância à ida à igreja. Fora isso, como criança eu me lembro do domingo
basicamente como um dia chato.
Não me entendam mal, eu gostava de adorar a Elohim desde o início da minha
infância, mas eu descobri que eu gostava de comunhão com o Altíssimo praticamente da mesma forma todos os dias. O domingo não era um dia em que havia mais da presença dEle na minha vida do que qualquer outro dia.
Quando eu cresci, e respondi o chamado ao ministério e a uma educação superior, eu fui informado sobre todas as supostas razões pelas quais o Shabat
do sétimo dia fora substituído pelo domingo. Eu tentei aceitar o pensamento da
maioria. Mas não adiantou. Em vinte anos de ministério no Protestantismo, eu
nunca disse uma palavra no sermão sobre a validade do domingo como Shabat.
Eu simplesmente não acreditava nisso no fundo do coração.
Logo no início do meu ministério, eu vim a aceitar pela fé que o Criador do
Universo nunca muda, conforme a Sua Palavra declara (Malaquias 3:6). Esta
doutrina compreende tudo a respeito da obra de nosso Criador.
Finalmente, eu percebi que foi a Sua Palavra que não somente criou todas as
coisas, mas também que é permanentemente ativa em manter todas as coisas
juntas (Col. 1:16_17). Tudo desde a época da criação está unido e continuará
assim pela vontade dEle. Se o Shabat não existe mais, então nada mais existe. A criação do Shabat no sétimo dia está completamente unida à criação do sol, da lua, das estrelas, da vegetação, dos animais e da humanidade.
O cancelamento do Shabat seria questionar a fidelidade de Elohim.
A crença na anulação do Shabat questiona a fidelidade de Elohim.
Juntamente com a criação material, Elohim criou o tempo, e o tempo era para
ser algo que pertencesse especialmente a Ele. Ao fazer do sétimo dia da criação um dia de descanso das Suas obras, um dia dado à humanidade como um
presente de descanso, Elohim estabeleceu a marcação do tempo.
Ele estava estabelecendo a santidade do tempo. Santo é definido como algo
separado, não_usual, único e especial. Os corpos celestes da lua e do sol marcam o aspecto físico do tempo, mas o Shabat estabelece a santidade de Elohim no tempo, significando o Seu controle exclusivo do tempo.
O Shabat também dá à humanidade o presente especial da permissão de tomar
parte nesta santidade com Elohim ao descansar, assim como Ele descansou no
sétimo dia. Os animais não partilham da mesma percepção de descanso no Shabat. Portanto, somente à humanidade é dada a esperança de comunhão com Elohim em Sua própria natureza, porque Elohim deu o Seu Santo Dia somente à humanidade para conhecer e aproveitar.
O que eu acabei de compartilhar é somente a pontinha do iceberg. Porém, é
suficiente para que qualquer um saiba sem sombra de dúvida que nem o domingo, nem qualquer outro dia, pode se tornar o Shabat. Primeiramente,
para algo substituir o Shabat seria necessário que fosse semelhante àquilo que
está substituindo. Deveria pelo menos saber o que se está substituindo.
Pense num time de futebol que decida substituir um goleiro por outro. O time
não irá colocar um atacante naquele lugar. Ao invés disso, o time substituirá um goleiro por alguém que saiba agarrar.
Então, uma observância do domingo não teria que ter as mesmas qualidades do
dia que está substituindo, se de fato substitui o Shabat? Por que é que o
domingo não é ensinado como tendo nenhuma das qualidades do Shabat?? Por
que o domingo não é honrado por aqueles que dizem que o observam?
Mas a questão principal é:
"Por que o Shabat do sétimo dia não é observado ou
honrado pela maioria daqueles que dizem seguir a Elohim?"
MENTIRA Nº1: NÃO PRECISAMOS MAIS DE UM DESCANSO SABÁTICO
Alguns dizem que não precisamos mais de um descanso sabático.
Mas isto não é verdade, pois nossos corpos ainda precisam descansar. Mas
mesmo que fosse assim, o Shabat não é baseado na nossa necessidade, pois
Elohim não descansou porque Ele estava cansado, mas sim para apreciar a Sua
obra. Será que o Criador não quer mais que a Sua obra seja apreciada?Na realidade, Hebreus 4:9:
"Ainda existe um descanso, o Shabat, para o povo de
Elohim."
O Messias disse que Ele é "Senhor do Shabat" (Mt. 12:8 ). Agora, uma vez que
Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre, e Ele é o Elohim dos vivos e não dos
mortos, então é bem natural que o Shabat permaneça hoje. Alguém poderia
também postular que se Elohim não cumpre a Sua promessa a respeito da
criação do Shabat, então seria prudente que nós nos preocupássemos todas as
manhãs com se o sol levantará ou não.
Eu ouvi uma pessoa dizendo: "Mas o Shabat foi feito para o homem". Disse
bem! Portanto o Altíssimo lhe deu um presente dEle, na realidade, uma parte da
Sua própria santidade. Ah, e não se esqueça:
"Os dons e chamados de Elohim não têm retorno_
(Rom. 11:29).
Portanto a sua afirmação só prova a continuidade do Shabat. Outra pessoa
poderia dizer: "Bem, se o Shabat é um presente, então eu posso fazer com ele o
que eu quiser." Eu diria a essa pessoa: "Seria sensato não jogar os presentes de Elohim no lixo! Não faça aos outros, aquilo que você não gostaria que fizessem com você."
Quantas vezes você fez algo por alguém que você ama, mesmo não tendo
vontade?
_Por que alguém que ama a Elohim não faria aquilo que Ele
ama?
MENTIRA Nº 2: O MESSIAS QUEBROU O SHABAT
Por muito tempo, as pessoas têm sido enganadas a pensar que o Messias Yeshua quebrou o Shabat a fim de nos mostrar que estamos livres do Shabat.
Todo o conceito do Messias quebrando o Shabat é uma blasfêmia e uma afronta ao Altíssimo. É um conceito que nasceu da ignorância e da rebelião.
Por que alguém iria querer ser "livre" de um presente de Elohim? Na realidade,
o Messias afirmou o Shabat com as coisas que Ele fez e só realizou aquelas
obras que eram permitidas no Shabat.
Os seus críticos vieram contra Ele com as tradições correntes acerca da
observância do Shabat, que não haviam sido ordenadas na Torá. Elas eram
tradições de homens, e não mandamentos de Elohim.
O Messias Yeshua curou no Shabat porque a cura é uma forma de ser livrado do
esforço, o que é um tema central para o Shabat. Além disso, o Messias Yeshua
nunca cometeu pecado.
Ele nunca quebrou a Torá (i.e. os ensinamentos de Elohim as pessoas traduzem Torá erradamente como "Lei"), que aliás, era a Torá dEle, pois foi Ele
próprio que a escreveu!
MENTIRA Nº 3: O MESSIAS ANULOU O SHABAT AO CUMPRIR A TORÁ
O Messias Yeshua disse:
"Não pense que Eu vim para destruir a Torá. Ao contrário, Eu
vim para torná_la plena." (Mt. 5:17).
Aqui aprendemos que tornar a Torá plena não pode significar cancelá_la, ou
anulá_la. Argumentar que "tornar pleno" ou "cumprir" significa cancelar é uma
lógica furada. Pensar de forma tão ilógica só poderia significar que alguém está
sob algum poder de engano, ou é tolo, desprovido de qualquer razão.
Muitos parecem não ter a habilidade de ver como é simples o que o Messias
está dizendo. Nosso Messias foi claro: "tornar pleno" ou "cumprir" não tem
nada a ver com destruir ou anular, e na realidade significa o oposto de anulação (Ele disse: "ao contrário"). "Tornar pleno" ou "cumprir" significa completar,fazer algo ser inteiro, levar ao máximo, ou prover aquilo que faltava.
O Messias Yeshua veio para se certificar que a Torá teria todos os elementos
nela, principalmente o elemento principal: Sua morte e ressurreição.
Por que o Messias removeria o Shabat com a Sua morte e ressurreição? Qual a
relação entre as duas coisas?
Ninguém jamais me deu uma resposta que fizesse sentido. Certamente,o
Messias nos proveu um descanso espiritual do pecado, um tipo de descanso
sabático dentro da alma. Contudo, isto de forma alguma remove o Shabat do
sétimo dia.
O Shabat foi dado ANTES que o pecado viesse ao mundo, portanto não é em si
mesmo um descanso do pecado.
Por acaso Elohim descansou no sétimo dia do pecado dEle? Dizer que o Shabat
tipifica um descanso do pecado leva à blasfêmia, porque implica em dizer que
Elohim precisava descansar do pecado, então Ele descansou.
É claro que nos Ketuvim Netsarim (O "Novo" Testamento) não encontramos tal
implicação absurda. Isto é uma desculpa disseminada por mentes sem razão.
MENTIRA Nº4: PODEMOS ESCOLHER QUALQUER DIA PARA FAZER O NOSSO SHABAT
O Shabat é o descanso do trabalho dos processos criativos. Elohim parou de
criar no Shabat, então nós também paramos. Quando nossa mente e mãos
param de criar, temos tempo e habilidade para apreciarmos aquilo que foi criado, principalmente pelo Criador.
Somente então estaremos experimentando algo que Ele experimentou. Uma vez que Ele é santo, então a experiência do Seu Shabat é santa. Uma vez
experimentando o Seu Santo Dia, então também tomamos parte na santidade.
O único dia regular da semana que o Altíssimo já santificou foi o sétimo dia (N.do T: do pôr_do_sol de sexta ao pôr_do_sol de sábado). Somente Ele tem poder para decidir que dia é santo. Não importa o quanto tentemos, nós não temos a capacidade de tornarmos um dia santo, porque a santidade não depende de nossas ações.
A santidade é algo que depende exclusivamente da determinação dEle. Muitos
seguidores de Yeshua pensaram e pensam que podem santificar certos dias
religiosos simplesmente pelo poder da celebração naquele dia. Isso é
arrogância e ignorância. Não há em nenhum lugar na Bíblia algo que tenha se
tornado santo, exceto quando é proclamando santo pela boca do "EU SOU."
Portanto, nenhuma pessoa pode escolher qualquer dia que desejar para
celebrar o Shabat, porque somente o sétimo dia é santo. A celebração do descanso sabático em qualquer outro dia é totalmente nula.
C O M O D E V E M O S C E LEB R AR O S H AB A T ?
O Shabat foi feito para ser uma celebração do descanso. Deve ser alegre e
divertido, ao mesmo tempo em que totalmente respeitoso e voltado para o
Altíssimo. Não deve ser uma festa para obtermos nossos próprios desejos egocêntricos. As crianças devem saber que Elohim ama as suas brincadeiras, mas isto deve ser moderado. Não deve haver jejum no Shabat, salvo se for um jejum estendido que ultrapasse uma semana.
Não deve haver trabalho mundano regular no Shabat, especialmente a
construção ou criação de algo com as mãos. Trabalho espiritual, trabalho de
emergência, trabalho de cura, trabalho de proteção, alimentação, trabalho sacerdotal e de guarda (militar e policial) são exceções permitidas, quando não há outra alternativa.
Elohim deseja que usemos o nosso bom_senso. Ele também sabe que em um
mundo que não honra o Shabat, algumas pessoas são forçadas a trabalharem
no Shabat. Alguém que observa o Shabat deve fazer absolutamente tudo o que
estiver ao seu alcance para não trabalharem no Shabat, procurando alternativas
junto aos seus empregadores ou se necessário procurando um novo emprego.
Se a pessoa precisa trabalhar no Shabat para se sustentar, não deve passar
necessidade por causa do Shabat, mas sim deve continuar tentando
alternativas, e orar a respeito, entregando a situação nas mãos de Elohim.
Outros tipos de trabalho que não estão de acordo com o espírito do Shabat:
fazer fogo, fazer comércio (exceto aquilo que é necessário de acordo com as
exceções acima), buscar entretenimento que faça outros trabalharem, ou fazer
qualquer atividade que desrespeite o descanso dos outros, como confusões e
barulhos altos.
No Shabat, deve haver oração, louvor, adoração, leitura das Escrituras, cânticos ao Eterno, e até mesmo danças a Elohim, e devemos falar a outros sobre o Senhor e a Sua Palavra. Ou seja, tudo aquilo que honra ao Altíssimo.
Lembre_se: o sétimo dia é do pôr_do_sol de sexta ao pôr_do_sol de sábado,
porque "o entardecer e a manhã" separavam cada dia, não o nascer do sol ou a
meia_noite.
Em muitos lares de pessoas observantes e em sinagogas, duas velas são acesas
com orações um pouco antes do Shabat, para marcar o seu começo e ajudar a
estabelecer a celebração. Um calendário hebraico/judaico determina o horário
em que cada Shabat começa.
A R EC O MP E N S A DO S H A B A T
Yeshayahu (Isaías) 58 tem sido usado como inspiração para muitos seguidores
de Yeshua, mas é interessante como os últimos versículos têm sido ignorados:
"Se vocês detiverem os seus pés de violarem o Shabat e de
fazerem o que desejarem no Meu santo dia, se você
chamarem ao Shabat de delícia e o Dia de YHWH honorável,
e se o honrarem ao não perseguirem seu próprio caminho e
não fazerem o que desejarem ou falarem palavras vãs, então
vocês se deleitarão [oneg] em YHWH, e Eu os farei
montarem nas alturas da terra e Eu os alimentarei na
herança do seu pai Ya'akov. A boca de YHWH falou."
Repare que de acordo com o profeta, o Santo Dia do Eterno é o Shabat do
sétimo dia. Agora liguemos o acima com o Salmo 37:4, que diz:
"Deleite_se em YHWH, e Ele concederá os desejos do seu
coração"
Todo mundo quer saber como conseguir que o Altíssimo conceda os desejos do coração deles. Deleite_se no Senhor parece bem fácil! Há muitas interpretaçõe mirabolantes sobre o que significa se deleitar no Senhor, mas somente uma
revelação do que isto significa é encontrada nas Escrituras.
Aqui no Salmo 37:4, a palavra "deleitar_se" vem do hebraico "oneg", que é
definido como "tratar como uma delícia". Há muito poucos lugares nas
Escrituras onde a palavra "oneg" é usada.
Assim, por causa da sua raridade, ela nos ajudará a resolver um mistério. Existe um lugar, e somente um, que diz exatamente como se "deleitar no Senhor",
inclusive usando a palavra "oneg".
Aqui está o segredo: O único lugar onde Elohim nos diz o que é nos deleitarmos nEle está justamente em Yeshayahu (Isaías) 58:13,14. Qualquer outra
interpretação sobre "se deleitar no Senhor" é especulação inútil ou imaginação
dos homens. A única forma bíblica de nos deleitarmos no Senhor é honrando e
obedecendo o Shabat do sétimo dia.
A recompensa para fazer isto é "montar nas alturas da terra e se alimentar na
herança" de Ya'akov. Está selado como promessa da "boca do Eterno".
Além disso, é dito no Salmo 37:4 que o único modo que alguém tem a promessa de receber "os desejos do seu coração" é se deleitando no Senhor. Em outras
palavras, se você fizer do Seu Shabat uma delícia, oneg, uma delícia em sua
vida, então você receberá os desejos do seu coração.
Parece que todas as pessoas que verdadeiramente se devotam ao Criador do
Shabat deveriam se esforçar em honrarem o Shabat ao máximo possível, considerando a sua grande recompensa!
Seria bom para qualquer pessoa que estivesse se sentindo com dificuldade para
"montar nas alturas" do favor de Elohim examinar a prática do Shabat.
Faça um teste alinhando esta parte da sua vida com a vontade de Elohim, e veja o que acontece. Creio que você ficará muito satisfeito.
É J U D A I C O
(Poema de Uriah Smith -composto no final do século 19.
Obs: a rima do poema se perde no Português)
Quando apresentamos a Santa Lei do Eterno
E argumentos das Escrituras extraímos
Objetores dizem, para encontrarem defeito
É judaico.'
Apesar de primeiro pelo Altíssimo abençoado
E santificado como Seu dia de descanso
A mesma crença ainda é expressada
É judaico.'
Apesar de com o mundo este descanso ter começado
E portanto através de todas as Escrituras correr
E Yeshua ter dito "Foi feito para o homem"
'É judaico.'
Apesar de não ser de tradições judaicas que passaram
Mas na lei ter sido classificado
Que existirá enquanto o tempo existir,
'É judaico.'
Se da Bíblia nós apresentamos
O significado e a intenção do Shabat,
Isto responde a todos os argumentos
'É judaico.'
Apesar dos discípulos Lucas e Paulo,
Continuarem a chamar este descanso
'O dia do Shabat', isto responde tudo:
'É judaico.'
A simples expressão do professor das boas novas
Que 'o pecado é a violação da Lei'
Não parece causar a menor impressão
'É judaico.'
Eles amam o descanso da invenção do homem,
Mas se o Dia do Senhor nós mencionamos
Isto encerra qualquer contenda:
'É judaico.'
Oh, vocês que assim abusam do Dia do Eterno
Simplesmente por ser observado por judeus
O Salvador, também, vocês devem recusar
Ele é judaico.
As Escrituras, então, podemos esperar
Que pela mesma razão vocês rejeitarão
Porque se vocês se relembrarem
Elas são judaicas.
Assim os apóstolos, também, devem cair
Pois André, Pedro, Thiago e Paulo
Tomé, Mateus, João e todos
Eram judeus.
Portanto recolha_se ao seu estado sem socorro
Em sua própria destruição habite
A salvação, certamente, você rejeitará,
Ela é judaica.